Senador Izalci Lucas apoia projetos que garantem mais segurança e participação feminina nas áreas de Ciência e Tecnologia

 em Capa, Mulheres, Projetos, Senado

Uma pauta em favor das mulheres

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Senado incluiu na pauta de votação, uma série de projetos em favor da população feminina. Nesta terça-feira (9), o Plenário aprovou três proposições nesse sentido. O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) foi um dos parlamentares que destacaram a importância dessas iniciativas, entre elas a criação da Liderança da bancada feminina que vai dar mais espaço para que elas participem das reuniões do Colégio de Líderes e no Plenário, com direito a palavra e voto.

“Essas meninas nos orgulham muito. A minha querida Leila, a Soraya, a Rose, a Kátia, a Zenaide, a Nilda, todas as senadoras nos enchem de orgulho ao participarem conosco do trabalho legislativo. Eu tenho certeza de que essa medida vai melhorar muito as nossas reuniões de Líderes, com a sensibilidade das mulheres”, disse o senador.

Izalci Lucas também mencionou a relevância do projeto da senadora Leila Barros (PSB/DF) que tipifica como crime a prática de “stalking”, ou perseguição obsessiva, e determina prisão e multa para quem praticar o delito.

“Eu quero cumprimentar, mais uma vez, a senadora Leila por este projeto muito importante que vai proteger também as mulheres”.

Outro projeto citado pelo senador foi o regulamenta a criação de delegacias especializadas no atendimento da mulher. O texto prevê a instalação de pelo menos uma delegacia desse tipo em todas as cidades, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. O projeto foi retirado de pauta para que o relator possa aprimorar o texto. Para Izalci a proposta é muito oportuna,  uma vez que os índices de violência doméstica aumentaram muito durante a pandemia.

“De fato, não há sentido nenhum as delegacias ficarem fechadas durante o final de semana, porque é exatamente nesses dias que o número de agressões aumenta muito. Aqui, em Brasília mesmo, e em alguns Estados, existe uma delegacia especializada de atendimento à mulher e vemos a diferença que há nesse tipo de serviço especializado”, avaliou o senador.

Outros benefícios

Os senadores também aprovaram o projeto que autoriza a transferência de servidora pública vítima de violência doméstica e a proposição que cria mecanismos para estimular a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A medida prevê estratégias para combater preconceitos e barreiras culturais que dificultam a participação das mulheres nessa áreas.

Homenagem

Izalci Lucas informou ainda que apresentou requerimento para a realização de sessão, no dia 22 de março, em homenagem aos responsáveis pelas pesquisas referentes aos testes da Covid-19 e a todos os cidadãos que se voluntariaram para ajudar os estudos. O senador pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), que o requerimento fosse incluído na pauta do Plenário. Pacheco informou que a proposição será analisada nesta quarta-feira (10).

Tratamento profilático

O Plenário também aprovou a realização de uma sessão de debates temáticos com a participação de especialistas para analisar o uso de tratamentos profiláticos no combate à covid-19. Para Izalci, a medida é importante para esclarecer sobre esse assunto tão controverso.

“Acho que esse debate é importante para tirar as dúvidas que todos têm sobre o uso desses medicamentos”, disse.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar