Setor Hoteleiro do DF pede socorro para Izalci Lucas

 em Desenvolvimento Econômico Regional e Turismo, Economia, Emprego, Emprego e Renda, Investimentos, Setor Produtivo

Baixa ocupação e falta de expectativa na retomada do turismo dificultam recuperação econômica de hotéis

A difícil situação econômica em que se encontra o setor de hotelaria do Distrito Federal foi relatada pelo Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF, ABIH/DF, Henrique Severien, ao senador Izalci Lucas (PSDB/DF), em encontro virtual nesta sexta-feira (12). Severien explicou ao senador Izalci que os hotéis estão passando por dificuldades com relação ao pagamento de empréstimos, principalmente aqueles realizados no âmbito do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que é uma linha de empréstimos de longo prazo para incentivar o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste.

 

Segundo o presidente da ABIH/DF, em 2020, os empréstimos concedidos pelo FCO foram beneficiados pela determinação do governo de suspensão e prorrogação de pagamento. Apesar da continuidade da crise econômica e da restrição de circulação das pessoas, a medida não foi estendida para 2021, gerando uma expectativa preocupante para os negócios de hotelaria no DF.

 

“Começaram a vencer as parcelas de 2021 e foram cobrados os atrasados do ano passado e os hotéis não têm como pagar. Os negócios do setor na região Centro-Oeste foram um dos mais afetados na pandemia, justamente por que aqui a demanda prioritária é em razão da realização de congressos, feiras e eventos ligados à área econômica e política”, explicou.

O senador Izalci Lucas disse que há expectativa de que o governo envie uma medida provisória para estender o prazo de pagamento dos empréstimos nos próximos dias e que já está estudando o assunto para levar à discussão no Senado.

“Sei da grave situação do turismo, que se reflete diretamente na ocupação dos hotéis.  Fiquei encarregado de preparar um plano de trabalho com informações sobre a questão econômica para análise na comissão da Covid-19 no Senado e vou encaminhar essa questão de vocês”, disse o senador ao pedir que o presidente da ABIH/DF envie dados e informações mais detalhadas para que ele possa apresentar aos senadores.

Severien informou ainda que estão previstas novas demissões e que há risco de que 70% dos hotéis tem acabem fechando nos próximos 15 dias.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar