Izalci questiona Paulo Guedes sobre diminuição no valor do auxílio emergencial

 em Assistência Social, Comissões, Economia, Emprego, Emprego e Renda, Senado, Últimas

Preocupado com a população de baixa renda, o senador foi duro: “Por que o valor do auxílio emergencial diminuiu? O que houve com o programa social Renda Brasil?”

Os questionamentos foram feitos pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF) em audiência pública com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na comissão que acompanha as ações de enfrentamento à pandemia na sexta-feira (25). Os senadores ouviram o ministro sobre as medidas de combate aos efeitos econômicos da pandemia, entre eles sobre gastos do governo com auxílios e ações emergenciais.

Preocupado com a condição cada vez pior da população de baixa renda, o senador observou que, apesar da piora da pandemia, houve uma redução considerável dos recursos destinados pelo governo para essa despesa e perguntou ao ministro qual teria sido a razão para o corte no valor do auxílio emergencial. Guedes se defendeu dizendo que o governo gasta menos hoje e reduziu o número de pessoas atendidas de 68 milhões para 40 milhões, mas que estas são as que realmente precisam.

Izalci perguntou sobre os efeitos do teto de gastos sobre a necessidade de financiar investimentos em infraestrutura. Guedes admitiu que o teto é uma “anomalia”, mas descartou abandoná-lo. “Não adianta tirar o teto para gastar mais, para reeleger A, B, C”, afirmou. Guedes citou como exemplo a Pandemia: “Para a Saúde, não faltou dinheiro, mas não houve aumento de salário para o funcionalismo”.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar