Senado aprova auxílio emergencial para recuperar o setor de eventos
Emenda de Izalci garantiu a extensão do benefício a buffets e casas noturnas
O projeto que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi aprovado nesta terça-feira (30) pelo plenário do Senado. Entre outros benefícios, a proposta prevê o parcelamento de débitos que as empresas dos setores de eventos e turismo tem com o fisco e medidas para compensar a grande perda de receitas gerada pelo isolamento social. O texto original previa o amparo para uma serie de empresas que realizam ou comercializam eventos, mas deixava de fora os buffets infantis e sociais.
Por isso, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) apresentou uma emenda para incluir essas empresas na lista dos beneficiários do programa. O senador destacou que esse setor tem enfrentado desde o início da pandemia todo tipo de restrição ao funcionamento e o cenário se tornou ainda mais grave, uma vez que a previsão para que as empresas voltem a operar, sem restrições, é após a vacinação completa da população, o que deve levar, no mínimo mais 1 ano.
“Milhares de trabalhadores do setor de eventos perderam seus empregos desde o início da pandemia. As empresas estão amargando as consequências do isolamento e precisam de ajuda, pois não conseguem mais arcar com gastos e nem pagar os impostos. Por isso precisamos renovar os programas de auxílios emergenciais e nada mais justo do que incluir os buffets nesse benefício”, avaliou o senador
Por ter recebido modificações, o PL 5.638/2020 volta para análise na Câmara dos Deputados.