Recursos para ciência, tecnologia e inovação estão assegurados para 2022, diz Izalci Lucas

 em Capa, Comissões, Notícias, Projetos, Slide, Tecnologia, Últimas

Com informações da Agência de Notícias da Indústria

Vice-presidente da Comissão de Orçamento do Senado, o parlamentar disse na reunião de líderes da MEI que já fez acordo para que o Orçamento do ano que vem reserve recursos para investimentos em pesquisa

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) assegurou aos empresários que compõem a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) que o Orçamento de 2022 contemplará recursos para investimentos na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Ele participou nesta sexta-feira (3) da reunião de líderes da MEI, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Os recursos para ciência e tecnologia estão garantidos para 2022. Sou vice-presidente da Comissão de Orçamento do Senado e já fizemos acordo nesse sentido. Não aceito nenhuma interferência nessa questão. Vamos obstruir tudo se o acordo não for cumprido”, enfatizou.

O senador aproveitou para criticar a forma como o Ministério da Economia tem lidado com o orçamento de inovação – a pasta promoveu uma série de cortes de recursos para CT&I, inclusive aqueles do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), cujo contingenciamento é vedado por lei.  “Infelizmente quem manda no governo é o Ministério da Economia, que não tem a mínima sensibilidade com ciência, tecnologia e inovação, que, sem dúvida, é a base para o desenvolvimento do país”, pontuou.

Plataforma vai impulsionar a inovação 

Presente à reunião virtual, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou a criação de uma plataforma com um conjunto de seis redes voltadas para o desenvolvimento da CT&I: rede de suporte; de formação profissional e tecnológica; de pesquisa; de inovação; de produtos; de vetores. “Essa plataforma vai gerar uma sinergia muito grande para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil, com vantagens para pesquisas e para empresas venderem produtos, e para a qualificação de pessoal preparado para trabalhar no setor”, destacou.

Pontes comentou também que tem se empenhado para garantir a liberação de recursos do FNDCT para projetos de pesquisa e inovação. Segundo o ministro, os recursos do fundo serão imprescindíveis para a construção do Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas, em Belo Horizonte, cujas obras serão iniciadas em 2022.

 

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar