Izalci Lucas nas comissões

 em Capa, CDR, Ciência e Tecnologia, Emprego e Renda, Senado

Izalci Lucas nas comissões

Em semana de instalação e eleição dos presidentes das comissões do Senado, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) destacou a importância de políticas públicas contínuas e a necessidade de mais investimentos em ciência, tecnologia, inovação e pesquisa para gerar desenvolvimento e incentivar o crescimento econômico no país.

Nesta quarta-feira (24), na reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), da qual é titular e foi presidente pelos últimos dois anos, Izalci falou sobre a importância da continuidade de projetos para alavancar o desenvolvimento regional e o turismo. Ao saudar os novos dirigentes da CDR e agradecer a todos que colaboraram com o trabalho realizado sob sua gestão, o senador demonstrou sua preocupação com as boas políticas públicas de Estado que acabam não sendo priorizadas em razão da troca de governos.  Izalci citou o projeto que cria os Centros de Desenvolvimento Regional e que foi a proposta estruturante da CDR, no período em que esteve à frente do colegiado. A ideia do projeto é criar proximidade do setor acadêmico e os pesquisadores com empresas e o Governo. Izalci informou que já estão em funcionamento projetos-pilotos de CDRs em cidades do nordeste, sul, sudeste, norte e centro-oeste do país e falou sobre o objetivo da iniciativa.

“Essa aproximação, colocando as universidades e os institutos de pesquisa, tomando conta de um território para dar todo respaldo e apoio científico e tecnológico, é fundamental para alavancar o desenvolvimento por região. Os projetos-pilotos que estão sendo trabalhados focam nos jovens porque hoje grande parte daqueles que terminam a faculdade vão para as capitais em busca de emprego e com os CDRs terão opção de conseguir trabalho em seus municípios”, informou o senador.

Outro assunto mencionado por Izalci Lucas foi a necessidade de fortalecimento do setor de turismo que foi um dos mais prejudicados pela crise econômica causada pela pandemia de covid-19.  Nesse sentido, ele falou sobre a votação do projeto que trata do marco legal do turismo que aguarda votação no Congresso Nacional.

“Está tudo pronto para a gente colocar em votação no Congresso o marco regulatório, que vai ser muito importante para alavancar o turismo no Brasil. É evidente que temos todas as condições de ter muito mais turistas se investirmos nessa área tão importante para a economia”, defendeu o senador.

C&T

Também nesta quarta-feira, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas voltou a falar sobre a necessidade de mais investimentos para o setor. Ele deu como exemplo o uso da pesquisa e da tecnologia na agricultura que permitiu um salto no agronegócio brasileiro e citou o trabalho da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, reconhecido em todo o mundo.

“Fico muito triste quando vejo o orçamento da Embrapa, um recurso que praticamente só consegue pagar a folha de pagamento. Se o Brasil tem hoje esse agronegócio funcionando, isso se deve à pesquisa de anos e anos da Embrapa”, lamentou.

Ao citar inúmeras propostas legislativas que beneficiam a ciência e a tecnologia, Izalci lembrou os vetos que o projeto apresentado por ele para desbloquear os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o FNDCT, receberam da presidência da república. Um deles, mantém o contingenciamento (bloqueio) da maior parte dos recursos pelo governo, impedindo que os investimentos cheguem às pesquisas. O senador pediu que os vetos, que devem passar pela análise do Congresso Nacional, sejam pautados para a primeira reunião do colegiado.

“Nós temos agora um desafio grande, na primeira reunião do Congresso, que é derrubar o veto do projeto de minha autoria do FNDCT cujos recursos, no último ano, foram contingenciados em 90%, exatamente num momento de pandemia, quer dizer, quando o país precisa de mais investimento”, disse Izalci.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar