Izalci Faz Homenagem às Quadrilhas Juninas
O Congresso realizou nesta sexta-feira (8/7) uma solenidade em homenagem ao Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. A sessão, que contou com apresentações de grupos de Quadrilheiros do Distrito Federal, foi de autoria do líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas, e do deputado Vitor Lippi. Foi uma verdadeira festa, que contou com a presença de 39 grupos de quadrilheiros juninos. Movimento cultural popular que há 25 anos recebe o apoio do senador. Mas que também permitiu que um dos representantes do movimento defendesse a construção de um “Quadrilômetro” no Distrito Federal.
“A arte das quadrilhas juninas saiu do local, das fazendas e dos rincões para as regiões e hoje é universal. Vai permanecer geração após geração aqui e em outros cantos. Nossos grupos juninos já se apresentaram em vários países ao redor do mundo. Vamos celebrar sempre a festa do povo que rompeu as barreiras do tempo e as fronteiras do País. O nosso movimento junino é a nossa arte universal”, enalteceu o senador Izalci Lucas.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando a Banda Trio do Forró apresentou o Hino Nacional dos Quadrilheiros. A contadora de histórias Nyedja Gennari apresentou um cordel do mestre Francisco Diniz, abordando a evolução e o enraizamento da Quadrilha no Brasil. Seus versos dizem: “Uns dizem que foi na França, / Outros que na Inglaterra / Onde a quadrilha surgiu, / Mas aqui em nossa terra / Fora bem assimilada / Pelo homem do pé da serra, / Do sítio, vila, cidade / E a mulherada adorou, / Foi uma festividade / Que no Brasil se espalhou / E por resistir ao tempo / É sinal que tem valor”.
Na mesa que comandou o evento estavam nomes expressivos deste movimento, Marques Célio Rodrigues Almeida, Presidente da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal e Entorno –– Assforró-DFE; Ana Carolina Nóbrega Alves Braga, da Quadrilha Elite do Cerrado; e, Leandro Mota dos Santos, do Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça. Estavam presentes na solenidade outros representantes desta manifestação cultural como o representante da Quadrilha Sanfona Lascada, Robson Vilela, e os da Associação dos Forrozeiros: Anastácio Gomes de Oliveira, José Oliveira da Silva e Luiz Gonzaga da Rocha.