Izalci cobra pagamento de bolsas atrasadas dos estudantes de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica
Senador pediu mais rapidez na tramitação do projeto que destina os recursos para pagar os bolsistas
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) subiu à tribuna do Plenário, nesta quinta-feira (04), para pedir rapidez no pagamento das bolsas atrasadas dos estudantes do Programa de Iniciação à Docência, Pibid, e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos voltados à qualificação de futuros professores. Os programas englobam 60 mil estudantes de graduação em cursos de licenciatura, cada um recebendo R$ 400 por mês. O senador relatou que recebeu várias mensagens nas redes sociais de jovens preocupados com a demora na liberação da bolsa e pedindo informações sobre o assunto. O dinheiro do programa faz falta para os alunos porque é usado para pagar aluguel, internet, material de estudo e transporte.
Izalci explicou que os recursos para o pagamento das bolsas foram encaminhados por meio de um projeto do Executivo (PLN 17) que destinou R$ 43 milhões – valor que dá para pagar somente agosto e setembro. O projeto, já aprovado pela Comissão Mista do Orçamento (CMO), ainda precisa ser votado pelo Congresso Nacional para que o dinheiro chegue na conta dos estudantes. O senador, que é vice-presidente da CMO, destacou ainda que será preciso complementar esses recursos para cobrir as bolsas de outubro, novembro e dezembro.
“Nós trabalhamos no sentido de colocar um complemento, fizemos diversas reuniões e temos o entendimento de repor esses recursos, mas a gente precisa agilizar isso. Então, para tranquilizar os jovens: tanto a Comissão Mista quanto o Presidente do Congresso Nacional já assumiram o compromisso de marcar a reunião para discutirmos e votarmos a liberação”, informou o senador.