HOMENAGEM AOS 21 ANOS DA ESCS

 em Capa, Notícias, Saúde, Senado, Últimas

O senador Izalci Lucas afirmou ontem que vai continuar lutando para garantir o orçamento da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Professores e alunos temem que a Escola perca recursos em decorrência de sua incorporação à recém criada Universidade do Distrito Federal (UnDF). Em sessão solene, realizada nesta terça-feira (19/7), e presidida por Izalci, foram comemorados os 21 anos da ESCS.

“A construção dessa herança em educação e em saúde foi um desafio muito maior do que se pode imaginar nos dias de hoje. A Escs surge na mesma unidade federativa que a Universidade de Brasília (UnB). Surge com uma proposta pedagógica completamente diferente, ousada, que optou pela metodologia ativa ou PBL, termo em inglês traduzido como aprendizagem baseada em problemas, de origem canadense”, lembrou Izalci, também autor da proposta de sessão em homenagem à ESCS.

Participaram da sessão, médicos, professores e alunos da Escola que hoje tem 1.500 estudantes em medicina e enfermagem. E ESCS oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado. Fundada em 2001, no governo Joaquim Roriz, a sessão também enalteceu o papel do então secretário de Saúde Jofran Frejat, na sua criação. A filha de Frejat, Graziela, interrompeu seu discurso com lágrimas nos olhos”.

Izalci já havia enfatizado que “a ESCS foi fundada em 11 de setembro de 2001, fruto de grande esforço do Dr. Jofran Frejat, então Secretário de Saúde no terceiro mandato do ex-Governador Joaquim Roriz. O Dr. Jofran Frejat, que nos deixou em 2020, foi um incentivador da saúde e também da educação e um apaixonado pelo Distrito Federal; trabalhou duro para deixar este legado monumental: criar do zero uma escola superior de saúde”.

Vários representantes da ESCS defenderam a integração da Escola com o SUS. E, Guttemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos na época de fundação da ESCS, fez questão de reafirmar o serviço público prestado pela Escola.

“O exemplo de outros estados mostra que a privatização reduz os atendimentos e aumenta a exclusão. Além de tornar o atendimento à saúde inacessível, a privatização abre uma porta para o empreguismo e a corrupção”, declarou.

A homenagem contou com a presença de Marta David Rocha de Moura, Diretora da ESCS; Graziela e Guilherme Frejat, filhos do ex-Secretário de Saúde do DF e fundador da ESCS, Jofran Frejat; Márcia Cardoso, Coordenadora do Curso de Medicina;  Rinaldo de Souza Neves, Gerente de Avaliação de Curso de Graduação em Enfermagem; Carmelia Matos Santiago Reis, Coordenadora de Cursos de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado); Ubirajara Picanço Junior, Docente mais antigo do Curso de Medicina, João Pedro França, Presidente do Centro Acadêmico dos Estudantes de Medicina; Natalia Freitas, Presidente do Centro Acadêmico do Estudante do Curso de Enfermagem; Levy Aniceto Santana, Gerente de Cursos de Mestrado e Doutorado; e, também, Gutemberg Fialho, Presidente da Fenam.

A sessão foi encerrada com uma apresentação da Bateria Bicuda, formada por estudantes, criada em 2003, e reconhecida pela qualidade do batuque de seus ritmistas.

Homenagem aos corpos docente e discente da ESCS

Homenagem aos corpos docente e discente da ESCS

Izalci realiza há anos a homenagem

Izalci realiza há anos a homenagem

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar