Fórum debate Educação Profissional e o primeiro emprego
A convite do Correio Braziliense, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), participou como painelista do “CB Fórum Educação Profissional e o primeiro emprego”, nesta quinta-feira (23.11).
No painel, Izalci debateu o tema: “Combatendo desigualdades e gerando oportunidades por meio da educação profissional”, com as painelistas Caetana Juracy, doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Carolina Rolon, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
“O mundo real está aqui. Temos hoje no Brasil 500 mil vagas na área se tecnologia, mas ninguém para ocupá-las”, disse Izalci, que trabalhou por mudanças na educação com intuito de capacitar melhor os jovens para o mercado de trabalho, inclusive como
presidente da Comissão do Novo Ensino Médio.
Segundo ele, a solução maior da educação profissional é simples, “desde que estejamos todos na mesma direção”, referindo-se à importância da criação de um plano de Estado, onde todos os governos atuariam sob o mesmo plano.
“Levamos notebooks para as salas de aula aqui do DF. Veio o governo seguinte e acabou com o projeto”, exemplificou Izalci.
O fórum foi conduzido pelas mediadoras Mariana Niederauer (editora do site do Correio) e Samanta Sallum (titular da coluna Capital S/A) e contou com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire; diretor regional Senac-DF, Vitor Corrêa, entre outros nomes da área.