Em discurso, Izalci diz que Governo Federal enviou presente de grego à população brasileira
“Neste fim de ano, é um presente de grego aos cidadãos”, disse o senador Izalci (PL-DF) sobre o pacote de gastos do Governo Federal, que chegará ao Senado ainda nesta semana.
A fala de Izalci foi feita na tribuna do plenário na tarde desta terça-feira (17/12). Nas pautas desta última semana do ano no Congresso Nacional, além do orçamento, estão a votação da Reforma Tributária (que está na Câmara de volta) e o pacote do corte de gastos (que chegará ao Senado até quinta-feira, dia 19/12).
O senador Izalci questionou o fato de a Câmara dos Deputados já ter rejeitado as alterações do texto, feitas no Senado, ao PLP 68/2024, que trata da regulamentação da Reforma Tributária.
O relator da regulamentação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), acatou parte do texto que retornou do Senado. Foram pelo menos 34 rejeições de trechos propostos pelos senadores. Isso, segundo o senador Izalci, é desrespeito total ao trabalho intenso, especialmente do grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o qual foi coordenador e ao relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Foram meses de discussões e muito trabalho, centenas de atendimentos aos mais diversos setores, dezenas de audiências públicas em duas comissões. Agora vem a Câmara e simplesmente, em questão de horas e vota um projeto diferente de tudo o que sugerimos”, questionou Izalci.
Izalci fez um apelo aos parlamentares também, sobre a questão do Fundo Constitucional do DF, ameaçado de cortes significativos, pelo governo federal.
“Brasília é a capital de todos nós, todos vocês! Precisamos do Fundo Constitucional.”