Educação Profissional e Tecnológica em pauta

 em Capa, Educação, Menor Aprendiz, Notícias, Senado, Tecnologia, Últimas

Uma sessão especial do Senado, na manhã de hoje (13.11), celebrou o Dia da Educação Profissional e Tecnológica, comemorado em 23 de setembro. A solenidade foi requerida pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que considerou o evento uma oportunidade para reconhecer a importância e promover a conscientização sobre a necessidade de investimentos e políticas públicas efetivas para o fortalecimento dessa modalidade de ensino.

Dentre dezenas de educadores, participou da sessão, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) que disse que “é árdua” a luta pela promoção da educação profissional e tecnológica. Ele revelou ter estudado em uma boa escola pública, na década de 1970, mas lamentou o fato de, atualmente, somente cerca de 18% dos jovens brasileiros conseguirem entrar nas universidades, enquanto os demais permanecem sem ocupação. Ao afirmar que o mercado de trabalho precisa de técnicos, o parlamentar considerou fundamental transferir para a pasta da Ciência e da Tecnologia a missão de promover a formação profissional e tecnológica.

“Na (pasta da) Educação, [o ensino técnico] não será nunca prioridade. Fica sempre em segundo plano. Se não fosse o sistema S (Sesc, Sesi e Senai), estaríamos com ainda mais sérias dificuldades. No Brasil não há política de Estado, mas apenas de governo, e cada um que assume faz questão de arruinar o que foi feito na gestão anterior, sem haver uma sequência. A formação é uma responsabilidade de Estado, e a gente não tem isso. (…) Educação profissional é o caminho” — avaliou.

Para o autor da sessão especial, o novo ensino médio é uma oportunidade para reverter o cenário desfavorável no Brasil de uma das piores taxas de formação técnica e profissional entre os formandos do ensino médio. A integração da educação profissional com o ensino regular, proposta pelo novo ensino médio, possibilita aos estudantes o acesso a uma formação mais adequada às demandas do mercado de trabalho, preparando esses jovens de forma mais efetiva para os desafios da vida profissional, disse o senador Marcos Pontes.

Também participaram da sessão o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), André Vicente de Sanches, a gerente de Programas e Diretrizes Educacionais do Senac, Kelly Teixeira, o superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Esteves Pinto Morgado, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (Etec e Fatec), Laura Margarida Josefina Laganá.

 

FPEpTec

Nesta tarde também foi lançada a Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica – FPEpTec, que tem dentre seus objetivos, o de promover amplo debate no Senado, com participação dos mais diversos segmentos da sociedade, visando aprimorar a legislação federal em favor da educação profissional e tecnológica.

Na primeira reunião da Frente, que tem 17 senadores signatários, dentre eles Izalci, foi destacada a principal premissa do grupo, que é de promover políticas e ações que impulsionem essa modalidade de ensino e proporcionem oportunidades de formação qualificada para os estudantes brasileiros.

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar