Tendências, desafios e oportunidades da inovação no Brasil
Nesta semana, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) participa, em São Paulo, do Congresso Internacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em parceria com o SEBRAE, SESI, SENAI e IEL, o congresso é resultado de um documento que analisou tendências, desafios e oportunidades para fortalecer o ecossistema de inovação no país.
“Esta pauta é extremamente importante, pois traz para o debate a necessidade urgente de investimentos em ciência e tecnologia como principal caminho para o desenvolvimento da economia brasileira”, ressalta Izalci, que falará sobre a Lei do Bem, a convite da organização.
A Lei nº 11.196/2005, conhecida como a Lei do Bem, é o principal instrumento de estímulo às atividades de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (pd&i) nas empresas brasileiras, pois oferece incentivos fiscais, a todos os setores da economia e regiões do país. Izalci participou ativamente das discussões e aprovou emendas que estendem os benefícios às pequenas, médias e microempresas.
VALORIZAÇÃO – Durante o congresso, serão premiadas empresas do setor industrial, pequenos negócios de todos os setores e ecossistemas de Inovação que atuam no Brasil, além de Pesquisadores Inovadores que atuam em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas.
“Um pesquisador não se forma da noite para o dia. Um aplicativo de smartphone, por exemplo, não cai de paraquedas. É preciso muito estudo e investimento a longo prazo em ciência e tecnologia”, diz Izalci, que preside a Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Senado Federal, é membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT); foi presidente da Comissão do Futuro; e defendeu a exclusão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do novo arcabouço fiscal no Senado.