Izalci pede ao Ministro Paulo Guedes ajuda para contadores que não conseguem pagar multas de obrigações acessórias
Senador explicou que, com a crise da economia gerada pela pandemia, situação de escritórios de contabilidade se agravou
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência pública da Comissão da Covid-19 no Senado nesta quinta-feira (25), que estude a prorrogação do pagamento de multas de obrigações acessórias que os contadores precisam pagar. Essas multas se referem a atrasos na entrega do formulários e notas fiscais, por exemplo. Izalci explicou ao ministro que, com as dificuldades econômicas impostas pela pandemia, os escritórios de contabilidade não estão conseguindo pagar todas essas obrigações. Ele avaliou que a Receita Federal poderia dar um tratamento diferenciado a essa questão dos contadores.
“Não dá para pagar multa de obrigações acessórias num momento de crise como esse. Eu sei que a Receita Federal já concedeu prorrogação para algumas, mas são tantas que é preciso reavaliar. Se V. Exa. pudesse sensibilizar a Receita, até porque já aprovamos, por unanimidade no Senado, um projeto para anistiar empresas por débitos tributários oriundos de multas, que deve ser votado pela Câmara dos Deputados em regime de urgência”, informou o senador.
O ministro Paulo Guedes concordou com Izalci que essas questões precisam ser revisadas e disse que vai pedir a sua equipe que se reúna com o senador para que ele ajude nesse sentido.
“Nós já fizemos o diferimento de impostos, mas é evidente que, se quem caiu não está se levantando, não tem sentido você bater lá e pedir para pagar multa de pagamento de dívida. Então, nós vamos ter realmente que rever isso com a Receita Federal. Eu peço ao senhor para ficar próximo a nós, ao nosso time; nós vamos procurá-lo, porque já estamos trabalhando nisso, e com a sua ajuda vai ficar melhor ainda”, informou o ministro