Izalci preside sessão em homenagem aos 50 anos da Secretaria que preserva a memória do Senado
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) presidiu, nesta sexta-feira (18/10), a sessão especial em homenagem aos 50 anos da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação do Senado (SGIDOC), responsável pela preservação da memória da Casa.
Ao falar de sua iniciativa para a homenagem, Izalci lembrou que a Secretaria presta um serviço não apenas à Casa, mas à memória política e institucional do país. “Festejar os 50 anos da Secretaria é, de alguma maneira, exaltar a importância da informação segura e verdadeira, um dos pilares da democracia, cujos principais atributos de um regime democrático maduro, como a transparência, a participação popular e a responsabilização por atos, palavras e omissões, são elementos do trabalho desse setor, afirmou.
O senador também citou o trabalho realizado pelos servidores. “São muitas as incumbências, mas todas feitas com esmero, pela excelência de seus profissionais qualificados, experientes e cientes da seriedade do que fazem. São servidores de alto nível”, ressaltou.
Presente à sessão, a Diretora Geral do Senado, Ilana Trombka, falou da importância de reconhecer os 50 anos de trabalho “ininterrupto, virtuoso e extremamente qualificado” da Secretaria. Também enfatizou a alegria de mostrar durante o evento, a missão da SGIDOC, por meio das pessoas que foram homenageadas.
Dois ex-diretores e a atual diretora receberam certificado pelos relevantes serviços prestados à Secretaria. Os servidores aposentados: Nerione Cardoso e Maria de Nazaré Pinheiro Carneiro, que foi representada pela filha, e a atual diretora, Daliane Aparecida Silvério de Sousa, que atualmente está em licença maternidade.
Daliane agradeceu ao senador pela homenagem e o apoio em todos os projetos e lembrou que o setor é a fonte primária de informação fidedigna e confiável, que subsidia o apoio a tomadas de decisão, por meio dos seus documentos guardados no arquivo desde 1826.
“Somos a memória do Senado e também do Legislativo, com nossos riquíssimos acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, disse. E para finalizar, desejou que a SGIDOC continue sendo uma área estratégica para o Senado, executando novos e grandes projetos, sendo a guardiã da memória do Senado.
Também prestigiaram a Seção, Maciel Rodrigues Pereira, Diretor da Secretaria em exercício, Cintia Mara Machado Ferreira da Costa, Coordenadora de Biblioteca – COBIB, Alan Silva, Coordenador de Museu – COMUS. O evento contou ainda com a execução da canção Anunciação, de autoria do Alceu Valença, pelo Coral do Senado Federal, e a contação de histórias por Nyedja Gennari.
Assista à sessão completa: https://www12.senado.leg.br/multimidia/evento/110181
Veja as fotos: www.flickr.com/photos/izalci/albums/72177720303801904