Agricultura e reforma agrária terão mais de 2 bilhões no orçamento
Os recursos irão para a agropecuária, assentamentos rurais e desenvolvimento de tecnologias. Desses R$ 2 bi, O senador Izalci Lucas conseguiu aprovar R$ 790 milhões para essas áreas
Em reunião para analisar as emendas da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária que estarão no Projeto de Lei Orçamentária 2023, realizada nesta quinta-feira (27), o colegiado aprovou recursos para as áreas de defesa agropecuária, desenvolvimento de tecnologias, assentamentos rurais e seguro rural.
Para o senador Izalci os recursos aprovados serão de grande importância não só para dar continuidade ao importante trabalho que a Embrapa realiza, mas trazer à instituição condições de desenvolver novas tecnologias.
“A Embrapa tem que ter de todos nós o reconhecimento de seu primoroso trabalho nessa que é a nossa maior riqueza. ressaltou o senador. “O agronegócio brasileiro precisa ser aplaudido todos os dias, pois tem sido a redenção de nosso país”, afirmou.
Das demais emendas sugeridas, Izalci destacou aquela que trata dos assentamentos rurais. Para ele, são necessários recursos para titular as terras produtivas, mas é preciso capacitar e investir nos assentamentos para que possam produzir, vender e distribuir os produtos com eficiência e qualidade.
“Nossos produtores da agricultura familiar, nesses assentamentos, carecem dessa capacitação não só para tratar a terra, as sementes, ter a irrigação necessária, mas, também, de apoio para escoar a produção com galpões e transporte eficazes”, explicou Izalci. “Tudo isso, só pode ser feito, em sua maioria, pelo trabalho do INCRA que há muitos anos tem déficit de pessoal.
A CRA ainda aprovou recursos para as áreas de seguro rural, cujo mecanismo, protege a atividade agrícola, atuando como elo de transferência do risco da agricultura para o mercado de seguros. O auxilio federal permite ao produtor segurar a sua produção com custos reduzidos. O seguro rural protege o produtor, principalmente em momentos de intempéries climáticas, pois permite que o agricultor possa minimizar suas despesas e recuperar o capital investido.
O Projeto de Lei Orçamentária 2023 deverá ser aprovado antes do final do ano, segundo projeções.