Izalci defende voto aberto
Nesta terça-feira (05/02), o presidente do PSDB/DF, senador Izalci Lucas, que sempre saiu em defesa da transparência, assinou um requerimento de urgência. Trata-se da votação do projeto do senador Lasier Martins (PSD/RS). Ele propõe alterar o regimento do Senado e acabar definitivamente com o voto secreto.
Ao ser questionado sobre o assunto, Izalci justificou o motivo pelo qual assinou o requerimento de urgência. Ele afirmou que os brasileiros querem de seus representantes a verdade, ou, em outras palavras, transparência.
“O voto aberto é verdadeiro e corajoso, já o voto secreto pode servir para que parlamentares adotem posturas sem serem cobrados e ajam de modo contrário à vontade popular”, afirmou Izalci.
Como o requerimento de urgência alcançou as assinaturas necessárias para tramitar, a proposta será apreciada diretamente pelo plenário. Para Lasier, o voto secreto “trata-se, indiscutivelmente, de agressão contra o cidadão, que o impede de exercer o seu inalienável direito de fiscalização da atuação de seu representante”.
Projeto de Resolução do Senado n° 53, de 2018
O PRS 53/2018 altera o Regimento Interno do Senado para definir que essas eleições terão de ser feitas por meio de “escrutínio ostensivo nominal”, ou seja, os senadores votarão em suas bancadas e o voto aparecerá no painel eletrônico de votação. Atualmente, o voto nesses casos é secreto e o painel eletrônico mostra apenas o resultado final.