Visita ao Clube dos Violeiros para acompanhar projeto social e outras demandas da Candangolândia
Em visita ao Clube dos Violeiros, na Candangolândia, nesta segunda-feira (08/04), Volmi Batista explicou ao senador Izalci Lucas (PL-DF) como está acontecendo o projeto Núcleo de Ensinamento da Viola, do qual é idealizador, e que visa a inclusão de crianças e jovens no universo da música.
O projeto, que tem apoio do Izalci, consiste em aulas gratuitas de viola caipira aos alunos da rede pública de ensino ou com domicílio na comunidade atendida, fornecendo todo o material didático necessário, como uniforme e instrumento musical. São aulas práticas, teóricas e de história da música e Viola Caipira em áreas rurais como Curralinho (Brazlândia), Taquara (Planaltina), PAD-DF (Paranoá) e CAUB I (Riacho Fundo II).
“Atuar na área rural tem sido fantástico! Vemos que os alunos se identificam e se interessam muito pelas aulas”, relataram os professores do projeto, ao senador.
Valor destinado por Izalci: R$ 400 mil
O senador Izalci foi à Administração Regional do Park Way, e, em conversa com o administrador Deusdete Benevides, entendeu a necessidade da construção de uma creche na cidade e se comprometeu a ajudá-lo.
“O maior setor do Park Way é o do aeroporto, que tem muitos trabalhadores, e que, consequentemente, necessitam de creche”, disse Deusdete, que informou que há inclusive, área para a construção, na Vagem Bonita.
Núcleo Vargem Bonita – área rural do Park Way, uma das maiores produtoras de hortaliças do DF. Os produtos são comercializados no Ceasa, feiras de produtores, verdurões e supermercados do DF.
Benevides – que também tem experiência na área de saúde, já teve clínica de recuperação de dependentes químicos, aproveitou para relatar experiências com a psiquiatria e a dependência química. Ele e o senador só veem malefícios na intervenção do Supremo Tribunal Federal, que vota pela liberação de certa quantidade da posse de drogas.
Nos próximos dias, a PEC Antidrogas – de autoria do Senado – será aprovada no Congresso Nacional, segundo afirmou Izalci que é um dos autores.
Ainda nesta segunda-feira, Izalci se reuniu com Marcos Paulo da Silva, conhecido como Marquinhos, administrador da Candangolândia, que também relatou da necessidade da construção de creche. Segundo ele, a cidade de pioneiros que ajudaram na construção de Brasília, está se tornando numa “cidade de aluguel”, por sua proximidade do centro da capital e valores acessíveis.
Candangolândia, com mais de 16 mil habitantes, possui quatro escolas públicas, um posto médico, um posto da polícia militar, uma base de apoio do SAMU, um quartel da polícia ambiental florestal, um corpo de bombeiros: o 19⁰ Grupamento de Bombeiros Militar, e um Conselho Tutelar, onde o senador também esteve. A unidade do Conselho recebeu kit de veículo e eletrodomésticos, por emenda parlamentar do senador Izalci em 2022.
Segundo relatado pelos membros do Conselho Tutelar da Candangolândia, as maiores demandas da área são vagas em creches e atendimento psicopedagógico para emissão de laudos para crianças com deficiência. A avaliação e o documento são exigidos pelas escolas, no caso de criança com deficiência, para a prática da Lei da Inclusão. Candangolândia recebe alunos também do Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II.