Izalci ouve demandas de profissionais da Atenção Primária da Saúde do DF

 em Notícias, Saúde, Senado, Últimas

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) realizou reunião virtual, nesta quarta-feira (05/08), com profissionais das UBSs – Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal, que relataram as dificuldades que enfrentam, principalmente devido à pandemia, quantidade de servidores doentes, más condições de trabalho, falta de recursos e equipamentos adequados.

Os profissionais falaram ainda sobre a situação da Atenção Primária de Saúde, APS, relatando que alguns serviços prestados nas UBSs foram suspensos para evitar aglomeração, e praticamente só atendem pacientes com covid-19, o que é um problema, pois, segundo eles, existem outras demandas da população.

Na ocasião, Izalci citou o projeto Repensar o DF, que tem como objetivo debater a construção de políticas públicas voltadas para nortear as ações do Estado no âmbito do DF e seu entorno, com a participação de especialistas de diversas áreas, como no caso, a saúde. E por isso, é importante a participação desses servidores apresentando suas demandas, para fazer um planejamento estratégico, definindo prioridades, estabelecendo metas e entendendo quais projetos são necessários para atingir essas metas.

Segundo avaliou Izalci, a Atenção Primaria passa por um momento de consolidação no Distrito Federal.

“A APS  deve ser vista como projeto de estado com objetivos muito realistas, diretos e mensuráveis”, disse.

Entre as principais necessidades destacadas pelo senador estão:

• Aumento de cobertura (mais equipes consistidas);

• Desburocratização para construção de UBSs. (Tem projeto parado a mais de 3 anos na NOVACAP perdendo recurso);

• Aquisições, contratações e construções cadenciadas para que não inaugure UBS sem equipe e sem móveis e material;

• Investimento em monitoramento e processos uniformes para que todas as Equipes possam trabalhar com a mesma normativa e atendimento adequado;

• Aplicativo e call center para facilitar marcação de consulta eletiva;
• Informação à população, que deve conhecer sua UBS de referência e quem procurar;

• Contratação para suprir absenteísmo e afastamentos legais,

Porém, Izalci lembrou que isso tudo não faz sentido se não tiver um diagnóstico situacional do Distrito Federal, caso contrário corre o risco de fracasso. Para finalizar, o parlamentar afirmou que os profissionais podem contar com o seu apoio para ajudar no que for possível.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar