Qualificação de mulheres em Ceilândia e Sol Nascente
Na manhã desta sexta-feira (28/6), o senador Izalci (PL-DF) esteve em Ceilândia e em Sol Nascente, para prestigiar a certificação de mulheres.
A primeira agenda foi com cerca de 20 mães no Instituto Ceilândia Melhor (ICM), que se capacitaram para o mercado de trabalho, confeccionando panos de pratos e aprendendo noções de empreendedorismo.
Segundo o presidente, Aldo Gomes, o ICM também oferece vagas nas atividades de contraturno escolar das crianças.
E foi num almoço na Federação Habitacional do Sol Nascente (Fehsolna), que o senador Izalci fez questão de entregar os primeiros certificados das 150 mulheres formadas nos cursos de artesanato (pintura em tecido e crochê); manicure e pedicure; e
doces e salgados.
“Nada disso seria possível se não fosse o olhar diferenciado do senador Izalci”, disse Edilamar, a Dila, presidente do Fehsolna.
O senador destina emendas parlamentares para manter os projetos da instituição há mais de 5 anos. Entre 2023 e 2024 foi R$ 1,8 milhão.
Ao longo do ano, moradores das comunidades carentes do DF, em sua maioria mães de família, têm oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho por meio de 8 instituições parceiras da Fehsolna, dentre elas: Casa do Sol, Canaã, Tenda Espírita Zé Pilintra. Hoje, juntas elas atendem cerca de 800 mulheres.
Izalci sempre colocou ações como esta, como prioridade, porque segundo ele, foi assim que ele começou na vida:
“Hoje sou senador porque tive oportunidade de estudar, depois de trabalhar”.
“Vai muito além de aprender uma profissão. É conviver e trocar vivências. É cuidar da saúde mental também”, disse Sérgio Izalci, voluntário dos projetos.
“Somos instrumentos para fazer a diferença na vida das pessoas aqui na ponta”, disse ele, desejando sucesso às mães.
Na cidade, Izalci também esteve no Grupo Espírita Caminho da Redenção (GECR), que faz atendimentos diversos à comunidade.