Senador Izalci visita presos de 8 de janeiro ao lado de deputada Bia Kicis
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) foram ao Complexo Penitenciário da Papuda nesta segunda-feira (10/04), em Brasília, após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), visitar presos que participaram dos atos do dia 8 de Janeiro. Na ocasião, os parlamentares conversaram com mais de 170 presos que relataram suas histórias e entregaram cartas pedindo ajuda.
“Muita gente que está presa aqui afirma não ter participado dos atos de vandalismo. Vamos trabalhar no sentido de sensibilizar os colegas no Congresso Nacional para esses casos, que precisam ser investigados. Essas pessoas não podem ficar tanto tempo presas sem que tenham a oportunidade de se defender. Queremos o devido processo legal, por isso, a CPMI tem que ser instalada para investigar isso”, afirmou Izalci.
A deputada declarou que a situação dos presos é comovente. “Estão bastante angustiados. A gente ficou muito tocado, emocionado com a situação deles. Isso nos mobiliza ainda mais para que a gente trabalhe pela justiça. Queremos a instalação da CPMI dos atos do dia 8. Queremos que os atos sejam individualizados para que cada um responda pelo que fez ou não sei, para que as pessoas inocentes sejam colocadas em liberdade”, disse.
Para finalizar, Izalci disse esperar a instalação da comissão na sessão do Congresso Nacional, prevista para o dia 18. “Às 12h, há o compromisso do presidente do Senado para fazer a leitura e abertura”.