A pesquisa, a tecnologia e a inovação no Brasil começam com a Embrapa, destaca Izalci em Plenário
“Eu quero lembrar que se hoje nós temos produtividade, se temos capacidade de exportação de alimentos, devemos muito à Embrapa. São anos e anos de pesquisa para chegar onde chegamos”, destacou o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) em sessão plenária, nesta quinta-feira (17). A afirmação foi feita durante a discussão do Projeto de Resolução nº 52/2019 que cria a campanha “Junho Verde” para conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Ao citar a imensa biodiversidade brasileira presente na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado, Izalci Lucas ressaltou as inúmeras pesquisas botânicas realizadas pela Embrapa. Nesse sentido, mencionou recente descoberta, na região amazônica, de uma fruta amarela chamada Endopleura uchi, que, além de alimento funcional, tem alto potencial antioxidante e antimicrobiano.
“O grama de ouro hoje está custando R$350 e essa plantinha, que gera a bergenina, custa, o miligrama R$1,2 mil”, comparou o senador.
Ao exaltar o trabalho cientifico da Embrapa que envolve pesquisas por meio da inovação tecnológica e sua relevante contribuição para a diversidade na produção de alimentos, o senador defendeu mais investimentos em ciência e tecnologia.
“Precisamos investir em educação, ciência e tecnologia para que as regiões possam se desenvolver economicamente ao mesmo tempo que preservam seus biomas”, disse o senador ao lamentar as queimadas no pantanal que estão destruindo o meio ambiente e tirando a vida de milhares de animais.