Senador Izalci Lucas destaca desafios enfrentados pelos líderes com o novo normal

 em Capa, Lideranças Cristãs, Notícias, Slide, Últimas

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) participou, nesta segunda-feira (1/03), do seminário realizado pela assembleia de Deus de Taguatinga ADET, com o tema “O perfil do líder no novo normal”. O evento foi conduzido pelo ex-deputado e ex-ministro, pastor Ronaldo Fonseca, e contou ainda com a participação do palestrante e desembargador federal no Rio de Janeiro, William Douglas.

Na ocasião, Izalci ressaltou a importância de os líderes defenderem os valores e compromissos assumidos com a comunidade, independentemente da situação. O senador lembrou ainda que é preciso que os líderes conduzam as pessoas nesse momento difícil. Ele citou o aumento do número de violência doméstica, inclusive com idosos, de jovens com depressão, suicídio, pessoas desempregadas e passando fome. Ao falar do trabalho realizado pelo Congresso, mencionou projetos que punem a violência contra idosos, inclusive um de sua autoria, a aprovação do novo Fundeb, que destina mais recursos para a educação, e que ele trabalhou muito para aprovar e o auxílio emergencial, que está em pauta e deve ser votando esta semana.

“Mais de 35 milhões de pessoas foram incluídas no cadastro do governo para receberem o auxílio e pretendemos votar ainda nesta semana. Temos que ter sensibilidade, responsabilidade, procurar formas de dar esperança, apoio, conforto.  É preciso manter a tranquilidade nesse momento difícil e entender que vai passar”, afirmou.

Tecnologia
Segundo o parlamentar, com a pandemia entramos em uma era tecnológica – mesmo com atraso, antecipando pelo menos 10 anos o que programávamos viver com a tecnologia: “O que nos pegou um pouco despreparados. Tivemos sérios problemas, por exemplo, na área de educação, com alunos tendo que estudar à distância, mas sem internet e computador. E essa é uma responsabilidade muito grande dos parlamentares. Precisamos ouvir mais a comunidade para saber o que está acontecendo com as pessoas”, disse.

Desafios
Durante o evento, o pastor Ronaldo perguntou a Izalci qual o maior desafio que ele enfrenta nesse novo normal. Em resposta, o senador disse que é a proximidade com a população, mas relatou que tem feito isso  por meio de reuniões virtuais com grupos de pessoas, líderes comunitários e vários segmentos da sociedade. Ele citou o Repensar o DF, um projeto de planejamento que busca apontar soluções para o desenvolvimento econômico, a qualidade de vida e os desafios crescentes de demandas por serviços públicos na capital federal, do qual participa de forma virtual, com a presença de diversos setores, por cidade. “Temos que conscientizar as pessoas de que projetos bons têm que continuar, independente de mudar os governantes. Virar política de Estado. O objetivo do Repensar o DF é justamente esse, tomando como referência o DF”, explicou.

Lideranças religiosas
Izalci também falou que é importante a articulação dos líderes religiosos em cultos e seminários, mesmo que de forma virtual. “Chegou o momento de colocar na cabeça das pessoas que a mudança acontece primeiro dentro de casa.  A gente precisa cuidar da nossa família, da comunidade em que vivemos. Se questionar onde podemos contribuir, ajudar com ações sociais, nas escolas, se temos feito nosso papel como cidadãos. Conscientizar a população de que não se pode vender voto, que isso tem consciência. Política é a atividade mais nobre que existe, pois muda a vida das pessoas”, afirmou.

O desembargador William, que participou do seminário de forma  on-line, direto do Rio de Janeiro, ao citar as questões graves que já eram problemas sociais e  que a pandemia reforçou, como suicídio e violência familiar, afirmou que conversas como essas são importantes para buscar soluções e lembrar da responsabilidade dos líderes. Segundo ele, um líder não deve querer aparecer ou tirar vantagem das situações, mas sim cuidar do grupo que lidera para ajudar a avançar e alcançar resultados. “Nós todos estamos aprendendo a viver no novo normal. A Assembleia sempre fez um trabalho muito forte no sentido de ajudar essas pessoas e agora na pandemia é maior a necessidade disso.  A importância do líder aumenta em tempos de crise, de mudanças, pois são eles que vão conduzir as pessoas nesse momento. Precisamos de líderes servidores”, disse.

Ao finalizar, o senador disse que mesmo virtualmente é importante exercer o processo de liderança, e que isso depende muito de intenção. “É melhor servir do que ser servido, você sente uma gratificação muito maior em fazer algo pelas pessoas. Daqui para frente precisamos buscar novos caminhos e adaptar novas realidades. Sempre com disciplina e compromisso”, concluiu.

 

FOTOS: William Sant’Ana

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar