PSDB MARCA PRÉVIAS — 21 de novembro
A Executiva Nacional do PSDB aprovou as regras para as prévias para a escolha do candidato à Presidência da República. O colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, cada um com o peso de 25% do total de votos. As prévias serão realizadas no dia 21 de novembro. E os candidatos tem até 20 de setembro para se inscreverem.
Sobre a aprovação das prévias, o líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas, afirmou:
“As prévias tem um grande poder de mobilização. O partido e a militância vão se fortalecer”.
Os debates entre os candidatos terão início em 18 de outubro. Se houver segundo turno, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos, ele ocorrerá em 28 de novembro.
Cada grupo representa 25% dos votos e serão divididos assim: Grupo 1 — filiados; Grupo 2 — prefeitos e vice-prefeitos; Grupo 3 — vereadores, deputados estaduais e distritais; e, Grupo 4 — governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores. “Esse é um dos momentos mais intensos da história do PSDB, uma grande demonstração de democracia interna”, resumiu o presidente Bruno Araújo.
A formação dos grupos mantém a representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais e estaduais.