Profissionais da saúde relatam problemas e lamentam o descaso do GDF com a falta de condições dos hospitais públicos
A situação da saúde no DF foi discutida em reunião entre o senador Izalci Lucas e profissionais do setor
A crítica situação da saúde no Distrito Federal foi assunto de encontro do senador Izalci Lucas (PSDB/DF) com profissionais do setor da Saúde do Distrito Federal, neste domingo (13). A falta de planejamento e a má gestão do GDF foram alguns dos pontos destacados pelos participantes ao relatarem uma série de problemas que estão dificultando o trabalho nos hospitais públicos e, consequentemente, prejudicando a população que busca atendimento. Médicos, enfermeiros e lideranças do setor evidenciaram a ausência do GDF, justamente em um momento em que a saúde precisa estar organizada e forte para combater a pandemia. Eles listaram várias questões como a falta de profissionais, de leitos e medicamentos, além das inúmeras irregularidades já denunciadas. Na reunião, foram analisadas propostas e soluções para as situações.
Na avaliação do senador Izalci Lucas, não faltou dinheiro para o GDF se preparar para combater a Covid-19 e contratar leitos de UTI, profissionais especializados, comprar medicamentos e oxigênio. O senador afirmou que para mudar esse cenário é preciso planejamento.
“Não faltaram recursos, mas não temos o principal para conseguirmos atender as pessoas que buscam os hospitais públicos. O que se vê é a incompetência desse governo que não consegue fazer o dinheiro chegar onde ele é necessário. A população da nossa cidade está abandonada”, disse o senador.
Presente à reunião, Adelia Frejat, sobrinha do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Jofran Frejat, afirmou que o Movimento Legado Jofran Frejat, do qual faz parte, vai trabalhar em favor de uma saúde melhor para o DF. A filha de Jofran, Graziela Frejat também participou do encontro.