Izalci visita sede da ONG Programando o Futuro e fala sobre emendas que destinou para ampliação do projeto
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) visitou, nesta segunda-feira (27/09), a sede da ONG Programando o Futuro, no Gama, onde conheceu toda a estrutura e funcionamento do projeto. A ONG, que atua na conscientização do descarte correto de resíduos eletrônicos, recondicionamento e doações de equipamentos, além de oferecer cursos de capacitação de forma gratuita, recebeu do parlamentar recursos no valor de R$ 500 mil.
Segundo o diretor da ONG, Vilmar Simion, o recurso será usado para aumentar a quantidade de cursos oferecidos e recondicionamento de computadores .
“Só temos a agradecer o apoio do senador. Com esse valor poderemos ampliar os cursos de informática básica, manutenção de celular, edição de vídeo, publicação de conteúdo para internet, e o recondicionamento de computadores para doação. Temos a estimativa de capacitar 500 alunos e fazer o recondicionamento de 500 computadores”, afirmou .
Também presente na visita, Claudina Costa, chefe de divisão de monitoramento do Ministério das Comunicações, lembrou que no Senado, Izalci foi relator do projeto que institui a política nacional de desfazimento e recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, e dispõe sobre o Programa Computadores para Inclusão, que tem como objetivo formalizar e organizar a doação de computadores e eletrônicos da administração pública para uso da população. “Após passar por mudanças, o texto volta para a Câmara dos Deputados, onde foi elaborado, e contamos com o apoio de sempre do senador para conseguir a votação em caráter de urgência”, disse.
Izalci se comprometeu a articular junto com o líder do PSDB na Câmara, Rodrigo de Castro, para agilizar a aprovação do projeto que, segundo ele, consolida iniciativas já existentes de doação de equipamentos eletrônicos usados e dá a elas a segurança contra obstáculos impostos, principalmente, pela legislação eleitoral. A distribuição gratuita de bens pela administração pública é vedada em anos de eleição.
“No Brasil, a cada dois anos tem eleição. O que queremos resolver é que, nesses anos, milhares de equipamentos não fiquem jogados em depósitos sem utilização. A pandemia mostrou a importância desses computadores chegarem nas mãos de quem precisa, especialmente com o ensino remoto, quando muitos alunos ficaram sem conseguir estudar por falta deles”, disse o senador.
Ao finalizar a visita, Izalci afirmou que o Brasil precisa de mais iniciativas como o Programando o Futuro, para que possa não só capacitar, como também reaproveitar tudo aquilo que as pessoas jogam fora. “Tudo que é relacionado à preservação do meio ambiente, reciclagem, educação da população para que seja feito o descarte correto, a gente precisa apoiar, então contem comigo no Senado”, afirmou.