Izalci visita o Museu da Memória Candanga
O senador Izalci visitou no sábado (11/06) o Museu Vivo da Memória Candanga. E acompanhado da senhora Marilda Porto, candanga pioneira, percorreu as galerias de fotos do museu, explicando as circunstâncias e os momentos em que aquelas fotografias foram tiradas e identificando os personagens históricos nelas retratados.
O acervo do museu é composto pelas edificações históricas e por peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital, montadas em cinco coleções que compõem a exposição permanente do Museu. Depois de percorrer todas as instalações do Museu o senador comentou sobre a importância histórica do local e lamentou a falta de melhores cuidados estruturais por parte do poder público.
“É um local histórico maravilhoso, de grande importância cultural, que merece melhor atenção do poder público e principalmente divulgação e programações de excursões gratuitas de visitas de todos os pontos do DF para que os nossos jovens e estudantes conheçam melhor os episódios e os personagens da construção de Brasília”, afirmou.
Candangolândia
Ainda no sábado, o Senador participou de reunião na sede da Associação de Idosos da Candangolândia, recepcionado pela presidente da entidade, Dona Raimunda e mais de 40 senhoras, onde debateu sobre as principais demandas da comunidade. Dona Raimunda agradeceu: “Meu caro amigo, obrigado pela atenção que você sempre nos deu, como um homem público e político exemplar.” Izalci ouviu as principais demandas da comunidade, que são, atendimento à saúde, escolas sem vagas suficientes, segurança e transporte coletivo e se pronunciou, falando da disposição em ajudar nos problemas.
“Infelizmente não é novidade a falta de atenção do governo para com a Candangolândia e com vocês, as pessoas que aqui vivem. Tenho resumido tudo isto como conseqüência da falta de preocupação deste governo com as pessoas. Falta de políticas públicas, planejamento e de maior responsabilidade com a comunidade, e pelo fato de não priorizar obras, que não se sabe se são necessárias, mas tem muito dinheiro público envolvido”, disse.
Vargem Bonita
A feira do Produtor de Vargem Bonita, no Par Way também foi visitada pelo Senador Izalci. Lá, à convite do líder comunitário da região, Jofre Nascimento, conversou com populares e foi recepcionado pelo presidente da Feira, Rusbék Ribeiro, que agradeceu o interesse do Senador pelo trabalho deles. O senador homenageou a todos, pelo trabalho que desenvolvem na feira e na produção agrícola de Vargem Bonita.
“É justo, lembrar que a origem da Vargem Bonita é de 1957, quando JK “importou” os primeiros agricultores japoneses de outros Estados, para o cultivo de alimentos hortifrutigranjeiros, que não tinham nenhuma produção aqui. Hoje esta valorosa comunidade é integrada por aproximadamente 70 chácaras, sendo mais da metade delas ainda de propriedade de famílias de descendentes japoneses, que produzem aqui mais de 12 mil toneladas de alimentos por ano. Um orgulho para todos nós do DF”, lembrou Izalci.