Izalci pede que os juros para empréstimos junto ao fundo da ciência e tecnologia sejam reavaliados
Segundo o senador, as taxas de juros praticadas estão inviáveis para quem precisa de recursos do FNDCT
A solicitação foi feita durante reunião da Comissão Mista de Orçamento, nesta quinta-feira (7). O senador Izalci Lucas (PSDB), vice-presidente da comissão, pediuao líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB/TO), que interceda junto ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, pela revisão da taxa de juros que é aplicada aos recursos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (FNDCT). Segundo o senador, a necessidade de revisão dessa taxa para empréstimos do fundo foi assunto de reunião que teve com a equipe do ministro Guedes.
“As taxas de juros praticadas são inviáveis para quem precisa de empréstimo e os recursos não estão sendo utilizados. O ministro Guedes tinha dito que iria mudar a taxa para viabilizar a oferta dos recursos do fundo. Então, esse é nosso pedido: que essa taxa seja revisada”, disse o senador.
Recursos
O orçamento do FNDCT pode chegar a R$ 8,4 bilhões em 2022. Metade desse valor é destinado a empréstimos que estão submetidos à taxa de juros da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), definida pelo governo com base na meta de inflação.
Foto: Ag. Senado