Izalci participa de evento que celebra parceria entre Pestalozzi e IBICT

 em Notícias, Tecnologia

O senador Izalci Lucas esteve, nesta segunda-feira (29/04), acompanhado da esposa Ivone, em evento que celebrou a parceria entre a Associação Pestalozzi de Brasília e o Instituto Brasileiro de Pesquisa em Ciência e Tecnologia IBICT, para a criação de um centro de referência em pesquisas sobre doenças raras e deficiências. Também esteve presente o general Villas Boas, que faz parte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Segundo a coordenadora da Pestalozzi, Ana Beatriz Goldstein, foi um passo muito importante: “Aproveitando o viés da pesquisa que está na origem da Pestalozzi e a força da rede especializada de atendimento às pessoas com deficiência do Distrito Federal, formada pelas escolas de ensino especial e as associações que prestam atendimento aos diversos tipos de deficiência, chegamos ao IBICT, buscando suporte técnico para essa construção”, afirmou.

William Sant'Anna

Ana Beatriz Goldstein, coordenadora da Pestalozzi, explica sobre o projeto

Beatriz também agradeceu o empenho de Villas Boas para que a parceria acontecesse: “Tivemos a honra de contar com o apoio do General de Exército Eduardo Villas Boas. Ele foi o responsável para para que o nosso trabalho pudesse chegar ao conhecimento do governo federal”, ressaltou. “O acesso às informações e às tecnologias assistivas são os principais meios para se ter autonomia, dignidade e cidadania”, completou a coordenadora.

O assistente de pesquisa do IBICT, Roosevelt Tomé, lembrou que o senador tem sido um grande parceiro da Pestalozzi e da comunidade de pessoas com deficiência. “Sensibilizado pela causa em 2018, quando era deputado, Izalci conseguiu uma emenda parlamentar e começamos a desenvolver projetos, houve toda uma gestão política, técnica. O esforço do senador Izalci, desde então, vem sendo motivador, afirmou.

Durante o evento, a diretora do IBICT, Cecília Leite, apresentou o Portal Vida em Movimento, que possui informações e orientações para portadores de doenças raras e pessoas com deficiência, e integra o maior número de informações possível, de forma organizada.  “A ideia é ser um site colaborativo, que agregue e traduza as informações, com as últimas e as principais notícias a respeito de deficiências e doenças raras”, disse Cecília.

Na ocasião, Igor de Olindo da Silva, que tem tetraplegia espástica, tirou uma selfie com todos os presentes, utilizando o equipamento Hands Free – tecnologia para incluir e facilitar a vida das pessoas com deficiência e que funciona com os movimentos da cabeça. A turma do projeto Rompendo Barreiras, braço tecnológico do Rompendo Mais Fronteiras, grupo criado por Adriana Haas Villas Boas, também esteve presente. Foram apresentadas outras ferramentas para dar mais autonomia, com a demonstração de produtos criados pelo Instituto Me Viro. A Startup Tron, outra parceira do projeto, também participou.

Senador Izalci ao lado de Igor da Silva

A banda do grupamento de fuzileiros navais tocou junto com alunos do Centro de Ensino Especial 1 de Taguatinga, demonstrando como pode ser feita uma verdadeira inclusão.

A Pestalozzi funciona no Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Conjunto 2 -- Asa Sul, DF e, atualmente, atende 135 alunos com deficiência na capital. Com a parceria, a meta é chegar 12 mil pessoas em todo o país.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar