Izalci ouve moradores e lideranças no Paranoá e Itapoã

 em Capa, Notícias

O senador Izalci Lucas (presidente do PSDB/DF) passou o sábado (30/10) na região do Paranoá e Itapoã para ouvir as demandas da comunidade.

A primeira visita foi ao Parque Semente, no Itapoã, onde o senador foi recebido por uma comissão. Ele recebeu um documento que trata da regularização, cercamento e preservação do solo do parque, que leva esse nome devido a uma nascente.

O professor Portela, presidente da comissão, disse que apesar da documentação do parque estar pronta e legalizada ele ainda não saiu do papel e, por isso, acontecem invasões na área, que não é cercada.  Professora Zani e Rafael Ribeiro, membros da comissão, se orgulham do projeto ter nascido dentro da escola, a única do Itapoã, com apoio da comunidade. O projeto, que visa ainda ampliar sua área, conta com nascentes que serão preservadas.

Durante a visita ao Polo de Plantas, às margens da DF 001, Izalci e sua equipe ouviram o presidente da Associação dos Quiosqueiros de Plantas, Cláudio. Ele relatou as dificuldades da falta de regularização como, por exemplo, receber recursos de projetos para tratamento de águas pluviais e para cursos de capacitação voltados para a sustentabilidade.

Após conceder entrevista a blogueiros locais, Izalci participou de café da manhã na Avenida principal do Paranoá, que teve como abertura a apresentação das crianças e adolescentes do projeto “Florescer Itapoã”, que atende 120 famílias em situação de vulnerabilidade. Na pauta, lideranças das cidades, dentre representantes de conselhos de saúde, segurança e cultura, de associações, professores e síndicos de condomínios, falaram de suas necessidades e prioridades.

“É um absurdo ouvir das autoridades de Segurança Pública que é normal ter sete homicídios no Paranoá”, criticou Sérgio Santos, presidente do CONSEG Paranoá. Segundo ele, esta realidade deve ser mudada com uma Segurança participativa e comunitária.

Segundo Marcos, representante do Conselho de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que acabou de ser inaugurada na cidade já não está atendendo temporariamente por falta de médicos. “Não é falta de pessoal que fecha uma UPA. É a má gestão deste governo!”

Pitbull, como é conhecido na região, é atleta de artes marciais e se dedica ao seu projeto social com aulas e exames de vista gratuitos. Ele elogiou a atuação do senador Izalci com o projeto Repensar (que ouviu a comunidade de forma on line durante o auge da pandemia pela covid-19).

EDUCAÇÃO

A falta de creches e educação de níveis médio e técnico também foi tema de discussão. “Se os governadores tivessem dado continuidade ao projeto que implantei (em 1999) – o DF Digital, por exemplo – hoje teríamos acompanhado melhor as escolas nesta pandemia. Aliás, seríamos um Vale do Silício”, referiu-se o senador à região na Califórnia, EUA, que abriga muitas empresas de tecnologia.

Em visita ao projeto social Casa da Beth Myriam, em Itapoã, Izalci e equipe foram recebidos por dona Divanir e mais 20 colaboradores voluntários do movimento “A verdadeira vida em Deus”. No espaço, são entregues 400 pratos de sopa por dia às famílias carentes, além de ter bazar beneficente e de fazer atendimentos na área de saúde. Beth Myriam significa casa de Maria em Hebraico.

A comitiva tucana que acompanhou Izalci na cidade distribuiu rosas brancas e soltou balões brancos na DF 050, num momento de emoção, em que todos se lembraram do acidente na via, no ano passado, que resultou na morte de um colega de trabalho, o pastor Wilmar. O senador já defendeu recurso de 72 milhões para a duplicação da via, ainda no Governo Rollemberg, que não foi aplicado.

Na Fazendinha, Izalci e comitiva foram surpreendidos com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Infantil do Itapoã (projeto EMMG), do maestro Emílio César. Durante visita ao Centro de Integração Social da Família e da Criança (CISFAC), o senador reforçou a importância de o governo oferecer música na escola. “Tudo começa na escola, por isso defendo tanto a Educação em tempo integral e de qualidade”.

EMENDAS

Os conselheiros tutelares da região aproveitaram a visita do senador à cidade e se uniram na unidade do Itapoã para agradece-lo. Izalci destinou verba para equipar os dois conselhos com eletros, mobília e carros. A conselheira tutelar Néia Fernandes foi beneficiada pelo programa Cheque-Educação, da época em que Izalci era presidente da Abeduq (Associação Brasileira pela Educação de Qualidade) e fez questão de parabeniza-lo pela luta constante em prol da educação, pois isso reflete diretamente no trabalho do conselheiro tutelar.

Fechando a agenda na cidade, Izalci esteve com o Pastor Israel, na igreja Kadosch, e com o Pastor Edvaldo Teles e a amiga Simone, na igreja Assembléia dos Santos Independentes, onde conversou com mães do projeto “Mãezinhas do Itapoã”. “Estamos perdendo nossos jovens para as drogas. Falta escola, esporte, emprego… mas não falta droga!”, foi o desabafo de dona Maria, presidente do projeto. Tiana, presidente da “Associação Beneficente Transformando Vidas” fez um apelo: “Não podemos ser analfabetos políticos, pois é da política que saem as leis”.

O presidente da Zonal 02 – que compreende Paranoá, Itapoã, Lago Norte, Varjão, Taquari e Granja do Torto -, Delcides da Silva, e a líder comunitária e setorial Edileuza Campos, foram os responsáveis pela agenda e acompanharam o senador.

Organizada pelo PSDB local, o projeto Pelo DF percorre as cidades, ouvindo as pessoas a fim de promover políticas públicas de Estado.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar