Izalci destaca importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 em Notícias

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) destacou, em discurso nesta quinta-feira (4),  a necessidade  de conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno  de desenvolvimento que dificulta a comunicação e a interação social da pessoa, e que atinge cerca de um milhão de brasileiros. Para  diminuir o  preconceito e a discriminação que autistas e familiares ainda sofrem,  Izalci lembrou  a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.  O senador informou ainda que, de  acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a cada 160 crianças, uma tem diagnóstico de autismo.

“Vemos que muito ainda precisa ser mudado para que haja mais respeito aos direitos da pessoa com autismo. Infelizmente, o preconceito e a discriminação são problemas frequentes, e por isso precisamos estudar formas de garantir mais respeito e cidadania para as pessoas com transtorno do espectro autista”, avaliou o senador.

Ao citar o lema da Organização das Nações Unidas (ONU) dentro dos objetivos da agenda 2030:  “Não deixar ninguém para trás“, o senador Izalci ressaltou que é preciso discutir novas políticas públicas, direcionadas às pessoas com autismo, para que elas possam alcançar seu pleno potencial.

“Nenhuma lei será suficiente se não mudarmos a forma como enxergamos o próximo, sobretudo aqueles que mais precisam de apoio e atenção”, concluiu Izalci.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar