Izalci conhece trabalho de pesquisadores da UnB que ajuda a combater o bioterrorismo e a identificar doenças. 

 em Ciência e Tecnologia, Notícias

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) participou de reunião remota, nesta sexta-feira (9\10), para conhecer o trabalho de pesquisadores da Universidade de Brasília, UnB, que está ajudando a combater o bioterrorismo – um tipo de crime que, se baseia na liberação de proteínas tóxicas ou agentes infecciosos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Professores do Laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas da UnB e Peritos Criminais da Polícia Federal falaram sobre algumas das atividades que realizam, utilizando um equipamento chamado espectrômetro de massa, que permite identificar e quantificar substâncias tóxicas e determinar biomarcadores de doenças como câncer, zika e Covid-19, entre outras.

O responsável pelo laboratório, Prof. Marcelo Valle de Souza, falou sobre as atividades que realizam; entre elas, a colaboração com o Instituto Nacional de Criminalística (INC) da Polícia Federal (PF)/ Diretoria Técnico-Científica (DITEC), na elucidação de casos de bioterrorismo. Ele explicou que, para melhorar a realização desse tipo de análise de relevância para a segurança nacional, será preciso um espectrômetro de massa de alta resolução. O equipamento mais moderno também permitirá a execução de vários tipos de análises de medicamentos biotecnológicos e biossimilares, tais como enzimas, hormônios, anticorpos, área em franca expansão na indústria farmacêutica em nosso país. Nesse sentido, ele pediu o apoio do senador Izalci para que a demanda possa ser contemplada pelas emendas ao Orçamento da União, permitindo que a UnB compre o equipamento.

“É um equipamento de valor alto, mas muito importante para o laboratório. Além das outras aplicações, ele seria usado em análises de amostras suspeitas fornecidas pela Polícia Federal, acelerando a solução de casos de bioterrorismo e também relacionados a outros tipos de crimes”, informou o biólogo.

O senador Izalci Lucas destacou o mérito do trabalho que os pesquisadores realizam em benefício do cidadão, tanto na segurança quanto na saúde, e informou que vai levar o pedido para a avaliação da bancada do Distrito Federal.

“Sugiro que preparem um documento com as informações sobre o projeto e a indicação do equipamento necessário, para que eu possa apresentar aos parlamentares, pois estamos começando a definir as emendas ao Orçamento.  Sempre trabalhei pela Ciência e a Tecnologia e defendo aumento de recursos para a pesquisa”, disse o senador.

Covid-19

Os pesquisadores ainda destacaram que o laboratório está contribuindo com soluções para a COVID-19 por meio de projetos que envolvem espectrometria de massa de proteínas de pacientes. Também estão buscando identificar novos tipos de coronavírus em morcegos do DF para fins de prevenção futura de novos surtos. Segundo avaliaram, todos esses projetos produzirão resultados em muito menos tempo com a instalação de um novo espectrômetro de massa de alta resolução.

Excelência

O laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas da UnB é referência nacional e conhecido internacionalmente, em análise de proteínas e outras moléculas.  Seu corpo de pesquisa é composto por 9 professores, 3 técnicos, cerca de 50 alunos (graduação, mestrado e doutorado) e diversos pesquisadores (pós-doutores e visitantes). Além de pesquisas básicas e aplicadas publicadas nos melhores periódicos científicos internacionais, o laboratório tem uma longa tradição de colocar seu potencial analítico a serviço de instituições públicas e privadas.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar