Izalci comemora vitória de Davi Alcolumbre no Senado
Davi Alcolumbre foi eleito com 42 votos
O Senado Federal elegeu, neste sábado (02/02), seu novo presidente, Davi Alcolumbre (DEM/AP), eleito com 42 votos. No entanto, o dia foi bastante movimentado. Ainda durante a madrugada, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a eleição fosse feita por meio de votação secreta. Apesar disso, vários senadores declararam seu voto, como, por exemplo, o presidente do PSDB/DF, senador Izalci Lucas, que já havia revelado sua opção nas redes sociais.
“Nossos eleitores têm que saber o que defendemos e o que pensamos, por isso defendo o voto aberto. Vamos mudar, e a mudança está com Davi Alcolumbre”, afirmou.
Foram realizadas duas votações, já que a primeira foi cancelada, após ser detectada uma cédula a mais na urna, durante a contagem de votos. Posteriormente, os senadores decidiram fazer uma 2ª votação, que elegeu o novo presidente. Para Izalci, a vitória foi resultado de um longo trabalho.
“Foi um trabalho de meses pela candidatura do Davi, que é uma pessoa querida por todos e que hoje assume essa importante missão de resgatar o Senado, e colocar a Casa mais próxima da população. Tenho certeza que foi uma vitória maravilhosa, e nós vamos mudar o País”, declarou.
A votação na qual Davi Alcolumbre foi eleito ficou da seguinte forma:
Fernando Collor (PROS/AL): 3
Regudde (sem partido/DF): 6
Angelo Coronel (PSD/BA):8
Davi Alcolumbre (DEM/AP): 42
Renan Calheiros (MDB/AL): 5
Esperidião Amin (PP/SC): 13.
Voto aberto
O presidente do PSDB/DF, senador Izalci Lucas, é defensor declarado do voto aberto. Para ele, os brasileiros querem transparência de seus governantes. Em defesa desse ponto de vista, ele assinou o requerimento de urgência para a votação do projeto do senador Lasier Martins (PSD/RS), que propõe alterar o regimento do Senado e acabar definitivamente com o voto secreto. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.