Izalci alerta para aumento da violência contra o idoso durante a pandemia
Em Plenário, o senador pediu que seja votado projeto que apresentou para ajudar a combater maus-tratos contra a população idosa
O aumento do número de casos de violência e maus-tratos contra o idoso durante o período de pandemia foi citado pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF), em sessão plenária remota, nesta quinta-feira (30), dia em que é celebrado o Dia do Idoso. Para conter o crescimento desse tipo de violência doméstica, o senador destacou que apresentou um projeto (PL 4.537/2020) para criar uma linha exclusiva de denúncias de maus-tratos contra os idosos. Izalci Lucas explicou que esse tipo de crime ainda não tem um canal específico de atendimento, tal como o 100 e o 180, criados para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes e contra as mulheres, respectivamente. Segundo ressaltou o senador, o Disque 100 recebeu mais de 37 mil denúncias Ide violações contra a pessoa idosa.
“Temos que dar uma atenção especial a esse fato. Eu quero pedir, e como não houve reunião de Líderes, e, em homenagem aos idosos, que a gente pudesse, na semana que vem, colocar na pauta esse projeto para proteger os idosos”, sugeriu o senador.
Izalci Lucas citou levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, que revelou dados alarmantes. Segundo mencionou, o Brasil tem 30 milhões de idosos. Cerca de 52% dos casos de violação contra essa população são cometidos pelos filhos e 7,8% pelos netos.
“Essa nossa geração não está respeitando o idoso e a gente sabe que a questão da violência e do tráfico de drogas levam os jovens a agredirem os pais, os avós, e é lamentável isso. Então, apresentamos esse projeto, não só criando o disque-denúncia específico, mas também aumentando as penas e a multa para esse crime”, afirmou.