Emenda de Izalci ajuda a viabilizar projeto “História na Sua Escola”, que distribui livros para estudantes do DF
Os livros foram desenvolvidos por alunos e professores
Em evento realizado nesta quinta-feira (23/06), no Centro de Ensino Fundamental 418 de Santa Maria, alunos, professores e escritores, agradeceram ao senador Izalci Lucas (PSDB/DF) pelo incentivo à arte, cultura e educação, por meio de recursos para o projeto História na Sua Escola.
Pela iniciativa, estão sendo entregues 1.900 livros novos, entre os dias 23 e 24 de junho, nas unidades de ensino participantes. Parte dessa produção foi desenvolvida por alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II para o concurso “Nossa Escola tem História”. A seleção das obras vencedoras foi realizada por um júri especializado, formado por renomados escritores: Daniel Munduruku, Bel Santos-Mayer e Roger Mello, todos agraciados com o Prêmio Jabuti.
O concurso trabalhou três temas com os alunos e, cada um deles, resultou em um livro. Ao todo, participaram cerca de 5 mil estudantes. A obra “Cerrado Pintado e Rimado” traz ilustrações de crianças da Educação Infantil e poemas do autor brasiliense Tino Freitas. O texto “Rafael – o menino do teatro”, de autoria do aluno Victor de Oliveira, do Centro de Ensino Fundamental 418, de Santa Maria, foi o vencedor na categoria “Diversidade e Inclusão”. Já Ana Luiza Medeiros dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental II Paroquial, de Planaltina, trouxe a capoeira para abordar os “Patrimônios Culturais Imateriais”, na história de Akim Said. As ilustrações são de Romont Willy e Felipe Cavalcante.
Izalci, que destinou R$ 300 mil em emenda parlamentar para o projeto, falou sobre a importância da iniciativa, ressaltando que não deveria precisar de apoio, e sim fazer parte da rotina do ensino público.
“Precisamos estar juntos nas políticas públicas, no incentivo à educação, cultura e à atividades como essa. Eventos assim em escolas públicas são muito raros, mas não deveriam ser, e vou sempre trabalhar para que essa não seja uma exceção”, afirmou.
Para Ester Braga, idealizadora do projeto, o retorno foi gratificante e a disponibilização das criações dos estudantes na biblioteca da própria escola vai gerar uma motivação que continuará florescendo por muito tempo na vida deles. “Além de poderem ser prestigiados como autores, a resposta dos jurados também foi um grande incentivo. Eles ficaram impressionados com a produção dos estudantes”, afirmou.
Todas as unidades de ensino que receberam o projeto também serão agraciadas com outros 400 livros de escritores que participaram das atividades de contação de histórias e bate-papo, entre eles: Taicy Ávila, Nyedja Gennari, Rego Junior, QueilaBranco e Angela Café leram obras dos escritores Simão de Miranda, Nurit Bensusan, Marco Miranda, Flávia Ribas e José Rezende Júnior. As contações de história estão disponibilizadas no canal do Youtube do Instituto Latinoamerica.
Fotos: William Sant’Ana