Dia do Maçom é celebrado no Congresso Nacional
Com a presença de dezenas de dirigentes da Maçonaria de todo o país, o Congresso Nacional realizou na manhã desta sexta-feira (18/8), sessão solene destinada a comemorar o dia do Maçom – que é celebrado dia 20 de agosto.
De iniciativa dos senadores Izalci Lucas e Hamilton Mourão, e do deputado federal General Girão, a solenidade ocorreu no plenário do Senado Federal e contou com homenagens com entregas de placas e certificados aos grão-mestres da maior instituição maçônica, o Grande Oriente do Brasil.
O senador Izalci destacou que a maçonaria se orienta pelos princípios da igualdade, fraternidade e liberdade, e citou parte do discurso de Joaquim Gonçalves Ledo, da maçonaria, há 201 anos, pela Independência do Brasil.
“Os povos não são propriedade de ninguém”, disse Izalci, reforçando que Gonçalves Ledo passou para a história como um dos mais importantes homens, “se não o mais”, pela independência do Brasil.
A instituição é considerada a maior instituição filantrópica e benemérita do Brasil, com mais de 1 milhão de pessoas assistidas por seus projetos sociais. No ano passado, em sessão realizada por Izalci, celebrou 200 anos de atuação no país.