DF despenca e fica na lanterna do IDEB 2019

 em Capa, Educação, Notícias, Slide, Últimas

A capital não cumpriu as metas do indicador que revela a qualidade de ensino no país

Mais uma má notícia para o Distrito Federal. Nesta terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do IDEB de 2019 e o DF ficou nas últimas posições. O Índice de Educação Básica (IDEB) avalia o desempenho do sistema educacional brasileiro e mostra a qualidade do aprendizado principalmente em matemática e português. O Ideb leva em conta as notas das provas do sistema de avaliação da educação básica (SAEB) e a taxa de aprovação escolar. Para o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), a situação da educação no DF preocupa muito e isso vem de algum tempo. “Já fomos referência no país, tanto na saúde quanto na educação. Depois de sucessivos escândalos na área da saúde, ainda tivemos o caso da merenda escolar e agora chegamos à sala de aula. Não precisávamos de mais essa má notícia em plena pandemia”, lamentou o senador.

Para Izalci Lucas, os números no Distrito Federal são preocupantes. A capital não alcançou as metas estabelecidas para 2019, ficando abaixo da pontuação em todas as etapas da educação básica. Os resultados consideraram provas de estudantes das redes pública e privada.
No ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, o DF não alcançou a meta. Apenas mais 3 estados não atingiram esse índice. Também não houve evolução nas etapas seguintes. Do 6º ao 9º anos, o DF registrou meio ponto a menos que a meta prevista. No ensino médio, a rede pública do ficou 0,6 ponto abaixo da meta.

Para Izalci, os números mostram que é preciso mudar esse cenário.

“Sem educação de qualidade no país, não vamos conseguir formar bons profissionais, nem promover o desenvolvimento que precisamos. Sempre defendi o aumento dos recursos para a educação como forma de construirmos um futuro melhor para nosso país”, afirmou.

O senador lembrou que há alguns dias, o Congresso aprovou a PEC que torna o Fundeb permanente e garantir os recursos para a educação básica.

 

“O dinheiro vai ser usado para melhorar as condições de ensino, os salários dos professores e reduzir as desigualdades”, salientou.
Izalci Lucas ainda mencionou que já há no Senado uma iniciativa para estabelecer as regras para a distribuição dos recursos do Fundeb e de como ele vai ser aplicado em cada estado e município.

Segundo o senador, para melhorar de vez a educação, é preciso muito mais. “Nós aqui no parlamento, educadores, gestores públicos, especialistas e a sociedade civil, devemos trabalhar juntos por iniciativas para aperfeiçoar políticas públicas, leis, destinar recursos adequados e fiscalizá-los para que, finalmente, tenhamos a educação como prioridade no Brasil. Meus parabéns aos estados do Ceará e Piauí que empenharam esforços e conseguiram sair na frente com melhores índices, completou.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar