Izalci fala do PLP 135/2020 (FNDCT) em programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará
Parlamentar ressaltou a importância da Câmara dos Deputados aprovar o quanto antes o projeto que transforma o FNDCT em fundo financeiro e proíbe o contingenciamento de seus recursos
A proposta do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) de transformar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em fundo financeiro, bem como proibir o seu contingenciamento para que os recursos sejam destinados para a ciência, tecnologia, pesquisa e inovação, está percorrendo os estados brasileiros. Nesta terça-feira (18), o senador participou do programa Conexão Secitece, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, transmitido pelas redes sociais do órgão, para falar do PLP 135/2020, do qual é o autor, que foi aprovado na semana passada pelo Senado Federal.
Izalci Lucas, que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, durante sua participação no programa, ressaltou que desde que se elegeu deputado federal pela primeira vez vem alertando para a necessidade de se investir em CT&I para impulsionar o desenvolvimento do País.
”Fui para o Congresso com a intenção de mudar esse panorama. Se você comparar o orçamento de 2020 como o do ano 2000, vocês vão ver que são praticamente iguais. Como vamos crescer dessa forma?”, indagou o parlamentar.
Esse sentimento do senador foi corroborado pelo ex-deputado e ex-ministro Celso Pansera e também pela diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazzio. A dirigente da CNI citou que o Brasil é um país que destina um percentual muito pequeno do seu Produto Interno Bruto (PIB) para os investimentos no setor de CT&I. “Esse recurso ainda é pouco para o que o Brasil precisa investir na área de ciência, tecnologia e inovação”, disse Gianna referindo-se aos mais de R$ 5 bilhões que estão alocados no FNDCT.
O senador Izalci comentou que o trabalho agora consiste em buscar apoio juntos aos deputados para que o PLP 135/2020 seja aprovado rapidamente na Câmara. Izalci pediu ao ex-senador e atual secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, que o ajude a sensibilizar a bancada do estado no Congresso. “Já conversei com o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP) e vou falar ainda hoje com o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) para que o projeto tramite o mais rápido possível”, declarou Izalci Lucas.
Veja abaixo a íntegra do programa Conexão Secitece