Na primeira reunião da CDR, Izalci faz balanço dos trabalhos realizados durante dois anos que foi presidente da comissão

 em Capa, CDR, Notícias, Slide, Tecnologia

Após o encontro, o parlamentar conversou com o novo presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PROS-AL), sobre a avaliação da implantação dos CDRs como política pública

Com a retomada dos trabalhos das comissões permanentes do Senado Federal, os debates e analises das propostas do Executivo e dos parlamentares estão de volta neste ano. Nesta quarta-feira (24), foi a vez da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), dar início as suas atividades deste ano. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que foi presidente da comissão no primeiro biênio da atual legislatura, participou da reunião para transmitir o cargo ao novo presidente, senador Fernando Collor (PROS-AL).

Ao saudar os novos dirigentes e demais integrantes da CDR, Izalci que seguirá participando do colegiado agradeceu a todos que colaboraram com o trabalho realizado sob sua gestão. O senador manifestou sua preocupação com a falta de prosseguimento na implantação políticas públicas de Estado que contribuam para o seu desenvolvimento em razão da troca de governo ou gestão.

Izalci destacou que o projeto que cria os Centros de Desenvolvimento Regional, os CDRs, foi a proposta estruturante analisada pela comissão, no período em que esteve à frente do colegiado. O parlamentar enfatizou que o programa aproxima e promove a interação entre o meio acadêmico, o setor empresarial e produtivo e o poder público, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões ou cidades em que estão sendo implantados esses centros.

“Essa aproximação, colocando as universidades e os institutos de pesquisa, tomando conta de um território para dar todo respaldo e apoio científico e tecnológico, é fundamental para alavancar o desenvolvimento por região. O País só vai se desenvolver aproveitando todo o conhecimento científico e tecnológico”, afirmou o senador.

Atualmente, os CDRs já estão instalados em cidades de todas as regiões brasileiras. Segundo Izalci Lucas, esses “projetos-pilotos que estão sendo trabalhados focam nos jovens porque hoje grande parte daqueles que terminam a faculdade vão para as capitais em busca de emprego e com os CDRs terão opção de conseguir trabalho em seus municípios”.

O senador Izalci fez um pedido especial ao novo presidente da CDR. “Gostaria de pedir a Vossa Excelência que desse continuidade (a avaliação do CDRs como política pública), porque, de fato, eu acredito que é um projeto muito importante para o País esses Centros de Desenvolvimento Regional. Não é um projeto nosso: já começou na Câmara; depois o próprio Ministério da Educação lançou esse projeto; e depois houve a adesão da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Regional e de outros ministérios”, explicou o parlamentar.

FORTALECIMENTO DO TURISMO

Outro assunto mencionado por Izalci Lucas foi a necessidade de fortalecimento do setor de turismo que foi um dos mais prejudicados pela crise econômica causada pela pandemia de covid-19.  Nesse sentido, ele falou sobre a votação do projeto que trata do marco legal do turismo que aguarda votação no Congresso Nacional.

“Está tudo pronto para a gente colocar em votação no Congresso o marco regulatório, que vai ser muito importante para alavancar o turismo no Brasil. É evidente que temos todas as condições de ter muito mais turistas se investirmos nessa área tão importante para a economia”, defendeu o senador.

Foto principal: Leopoldo Silva/Agência Senado

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar