Jovens senadores tomam posse e iniciam semana de participação política no Congresso
Foram empossados e diplomados nesta segunda-feira (21) os “Jovens Senadores” da edição 2023 do programa do Senado voltado a estudantes do ensino médio. Os 27 participantes, com seus respectivos professores, venceram o concurso de redação, cujo tema deste ano foi “Saúde mental nas escolas públicas”.
Eles escolheram sua própria Mesa para organizar seus trabalhos, em cerimônia conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que contou com os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Nelsinho Trad (PSD-MS) e Jorge Seif (PL-SC). Os integrantes da mesa de “jovens senadores” serão responsáveis por coordenar as atividades, organizar debates e votações, além de representar os demais estudantes perante as autoridades do Senado.
O senador Izalci Lucas foi o autor do projeto de resolução para a manutenção do programa e destacou que desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado.
“Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de leis e duas seguiram como PEC´s. Neste ano, por exemplo, aprovamos um projeto de indicação ao Governo Federal, fruto de trabalho destes jovens, em 2019. Que trata da transformação de milhas geradas por passagens e hospedagens da União em custeio de atividades dos jovens estudantes em eventos científicos, cursos de capacitação e olimpíadas, por exemplo.”
Para presidir o colegiado, foi eleita com 8 votos a estudante Vitória Andrade Couto, do Colégio Estadual Antonio Figueiredo Tempo Integral, em Ibiassucê (BA). Com 7 votos, foi eleito vice-presidente Carlos André Terto da Silva, da Escola Estadual de Ensino Médio Ceciliano Abel de Almeida, em São Mateus (ES). Os quatro candidatos foram escolhidos entre outros 17 anteriormente selecionados em seus estados. Do total de 27, um dos votos foi em branco.
Vitória Couto afirmou que todos os cargos da Mesa são relevantes, mas simbólicos, já que “realmente importante é o que será construído por meio deles”. A primeira-secretaria ficou com a estudante Karoliny Discher Martini. Matriculada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Princesa Isabel, em São Miguel do Guaporé (RO), ela recebeu 6 votos. Para o cargo de segunda-secretária foi escolhida com cinco votos a estudante Roxanne Cristina Alves, do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba (PR).
Fonte: Agência Senado