Izalci Lucas promove reunião entre moradores do Itapoã e Codhab no Café Virtual
O objetivo principal do encontro foi debater a regularização fundiária dos imóveis da região. A previsão é de que o GDF inicie esse processo ainda este ano
Conforme combinado dias atrás, o senador Izalci Lucas (PSDB) promoveu uma reunião pelo projeto Café Virtual, nesta segunda-feira (29), entre os moradores da Região Administrativa de Itapoã com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), Wellington Luiz, e o representante do espólio dos herdeiros da terras da região, Dr. Mário Gilberto. A proposta do Café Virtual realizado pelo senador é promover encontros online com a população em busca de saber seus anseios e preocupações e ajudar a resolvê-los.
Na reunião de hoje, o senador Izalci Lucas expôs a situação dos moradores de Itapoã para o dirigente da Codhab. O parlamentar ressaltou que a primeira proposta apresentada à população é completamente inviável tendo em vistas as condições socioeconômicas da região administrativa.
“Não tem como cobrar R$ 715 pelo metro quadrado aqui no Itapoã e em Vicente Pires R$ 145. São realidades diferentes que precisam ser corrigidas”, afirmou Izalci.
O presidente da Codhab informou que essa proposta foi apresentada pelos representantes dos cessionários ao Governo do Distrito Federal. Segundo Wellington Luiz, essa proposta não tem caráter definitivo e que a Codhab estará avaliando a melhor forma de atender a população. “O que temos acertado é um protocolo de intenções. Portanto, não há nada definido ainda”, observou o dirigente.
Já o representante do espólio disse que a posição deles é que o GDF fique com as terras das áreas já ocupadas e que as que estão vazias o governo negocie diretamente com os herdeiros. Os moradores manifestaram interesse em pagar para adquirir a terra desde que seja um valor justo e de acordo com as condições da região. “A comunidade não se furta de pagar, mas não dessa forma”, disse uma das moradoras que estava na reunião.
O senador pediu ao presidente da Codhab que o governo promova um levantamento social da cidade para que seja aplicada a Lei 13.465/17.
“Eu presidi a comissão que analisou a medida provisória que criou essa lei permitindo ao Estado o uso de instrumentos jurídicos para regularizar áreas de interesse social”, destacou Izalci Lucas ao justificar a realização do levantamento socioeconômico dos moradores da cidade.
Izalci disse aos moradores que podem contar com seu apoio. “Agradeço ao Wellington Luiz e ao Dr. Mário que participaram desse nosso encontro. E vamos estar acompanhando esse processo de regularização junto com os moradores”, disse o senador ao encerrar o Café Virtual.