IZALCI: ENGAJAMENTO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS

 em Capa, Notícias

O Congresso realizou, nesta segunda-feira (16/5), sessão solene para homenagear o Dia Nacional dos Líderes Comunitários. O líder do PSDB, senador Izalci Lucas, dirigiu a sessão com a presença de dezenas de lideranças, e defendeu que o Distrito Federal voltasse a ter líderes de quadra, e prefeitos de ponta, para poder acompanhar de perto os problemas da capital do país.

“As lideranças comunitárias precisam se engajar, a cidade é nossa. Precisamos retomar as lideranças de quadra, porque as mudanças começam no nosso bairro. O Distrito Federal precisa de um prefeito lá na ponta, sabendo o que está acontecendo”, afirmou Izalci.

Na cerimônia, líderes comunitários do Distrito Federal receberam 550 certificados de Honra ao Mérito pelo seu trabalho, sua missão e sua responsabilidade em defesa dos interesses da população. Sobre esta atividade, também falaram o senador Zequinha Marinho (PA), o presidente da Associação Nacional de Líderes Comunitários, Ilço Firmino; o dirigente da ONG Salve e Si, Henrique França; o dirigente do Instituto Barba na Rua, Rogério Barba; e, a presidente da Associação do Sol Nascente, Dilamar de Souza Correa, a Dila.

“São homens e mulheres que não tem folga, não tem fim de semana, não tem férias; e, que deles se exige desapego, força e determinação”, ressaltou Izalci ao referir-se aos líderes presentes.

O senador destacou que líderes mudam vilas, cidades e países, e citou como exemplo o presidente Juscelino Kubitscheck, que ao criar e transferir a capital do país para Brasília acabou com a separação entre o Brasil da praia e o Brasil do sertão. E fez referência semelhante ao ex-governador Joaquim Roriz, que atendendo às reivindicações e às necessidades da população criou sete cidades: Samambaia, Santa Maria, Itapoã, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Águas Claras e Estrutural.

Izalci afirmou que é preciso a ousadia de JK, a sensibilidade de Roriz e a adoção de políticas públicas de Estado. E lembrou que, neste governo estadual (Ibaneis Rocha), já estamos no sexto Secretário de Desenvolvimento, no sétimo de Saúde e no quinto de Educação. E fez questão de enfatizar a falta de iniciativa do governo do DF para enfrentar e superar o drama dos 400 mil desempregados. E, acrescentou:

“As políticas públicas não são voltadas para as pessoas. Estão passando fome na rua, desempregadas, com dificuldade de conseguir uma cesta básica. Os jovens estão há dois anos sem aulas. As pessoas não conseguem consulta, não conseguem exame, não conseguem cirurgia”.

Na solenidade foi executado o Hino Nacional dos Líderes Comunitários e a Contadora de Histórias, Nyedja Gennari, traçou um paralelo da atividade em defesa dos moradores vizinhos com Jesus Cristo, maior exemplo de líder comunitário, de dedicação e de dar amor aos com quem convive diariamente.

Com a líder Dila, do Sol Nascente

Com a líder Dila, do Sol Nascente

Com Ilço, da Analc, e Rogério Barba

Com Ilço, da Analc, e Rogério Barba

Com o líder Henrique França

Com o líder Henrique França

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Entrega do relatório CPI da Chapecoense