Izalci defende mais recursos para a Ciência e Tecnologia no Orçamento de 2022
“O que nós precisamos para produzir mais vacinas? Investir em Ciência, Tecnologia e Inovação”, defendeu o senador Izalci Lucas (PSDF/DF) na CPI da Pandemia. Sua manifestação ocorreu durante debate sobre as ações de combate à doença e a compra e produção de vacinas no Brasil, nesta terça-feira (29).
Izalci afirmou que hoje o valor dos recursos para o setor são muito menores do que há 15 anos e que isso precisa ser mudado. O senador informou que será titular da Comissão que vai discutir o Orçamento para o próximo ano e disse que vai trabalhar pelo aumento de recursos para o setor.
“Muita gente gosta de comprar medicamento, comprar vacina, comprar equipamentos, sendo que o Brasil tem todas as condições de produzir aqui. Então, nós vamos reforçar isso na Comissão”, explicou o senador.
O senador lembrou que tem trabalhado para recompor as perdas de recursos para o setor e citou lei originária de projeto que apresentou para proibir o bloqueio dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FNDCT.
“Tem 17 anos que luto por isso. Nós vamos cobrar agora, a complementação de recursos porque, agora, é obrigatório, não pode ser contingenciado”, disse ao informar que se reuniu com 16 institutos de pesquisa que relataram estar sem recursos até para pagar energia.