Izalci coordenará grupo de trabalho para apurar crise no Inep

 em Capa, Comissões, Educação, Notícias, Senado, Slide, Últimas

O grupo criado pela Comissão de Educação vai averiguar denúncias contra o Instituto que é responsável pelo Enem

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (18) a criação de um grupo de trabalho para tratar da crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e indicar ações sobre a realização de exames, avaliações e censos.  A medida foi aprovada após discussão que a CE realizou sobre a situação que o Inep está enfrentando com o pedido de demissão de 37 servidores, justamente às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será nos dias 21 e 28 de novembro. O instituto tem passado por diversos problemas nos últimos anos: sucessivas trocas de comando; estrutura fragilizada de gestão e perda permanente de profissionais qualificados. O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) será o coordenador do grupo que vai averiguar denúncias e irregularidades divulgadas contra o Inep. Para Izalci, é preciso verificar se há interferências no instituto que podem ter atingido as provas do Enem e se há necessidade da realização de auditorias para análise das denúncias apresentadas.

“É preciso garantir a isenção das provas e nosso grupo vai trabalhar também para propor mudanças no gerenciamento das ações do Inep. Não pode haver interferências nesse instituto que deveria ser totalmente independente para fazer as provas de forma isenta”, disse o senador.

Além de Izalci, o grupo contará com quatro integrantes titulares e quatro suplentes que serão indicados pelo senador. Os integrantes do Senado vão atuar em conjunto com o grupo de trabalho semelhante criado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, sob a coordenação da deputada Professora Rosa Neide (PT/MT).

Responsabilidades

Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Inep é responsável por outras avaliações nacionais, tais como o como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), e pela aplicação de exames internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), assim como por indicadores de qualidade da educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar