Izalci cobra do Ministro da Saúde o cumprimento do prazo de vacinação
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi ouvido, nesta segunda-feira (21), na Comissão da COVID sobre o Plano Nacional de Imunização. O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) cobrou o cumprimento dos prazos de entrega de vacinas, lembrando ao ministro que ele havia antecipado que todos os adultos receberiam a primeira dose até setembro.
“Eu estou preocupado aqui no DF, porque parece que vocês se basearam em dados populacionais do IBGE. Brasília cresceu muito e eu acho que as informações estão desatualizadas, então a gente estaria um pouquinho atrás no cumprimento da vacinação. Há um cronograma para os próximos meses?”, indagou o senador.
O Ministro Marcelo Queiroga informou que, nos próximos 90 dias, devem chegar para atender todo o Brasil mais 120 milhões de doses de vacinas e um contrato firmado com a Pfizer de mais 100 milhões de doses que serão distribuídas entre as unidades da federação. O governo tem a expectativa de receber, até julho, 41 milhões de doses, em agosto 60 milhões e em setembro mais 60 milhões.
Sobre a vacina da Janssen, Izalci perguntou ao ministro qual a data da chegada para atender o país, pois há uma grande expectativa por ser em dose única. Queiroga disse que a previsão inicial era de 38 milhões de doses para o último trimestre do ano e que o governo estava negociando a antecipação