Izalci defende criação de novas políticas de valorização e cuidados dos idosos
O senador considerou que há cada vez mais idosos na sociedade e que eles precisam de maior apoio e proteção
Durante a votação do PL 4.253/2019 que institui a Semana Nacional da Pessoa Idosa, a ser celebrada a partir do dia 27 de agosto, o líder do PSDB no Senador, Izalci Lucas (DF), defendeu a adoção de novas políticas para esta faixa da população.
Izalci lamentou que eles estejam entre os que mais sofreram violência doméstica durante a pandemia e fazem parte da parcela da população mais prejudicada por crimes cibernéticos. O senador citou duas iniciativas de sua autoria, aprovadas no Congresso Nacional, com o objetivo de garantir mais proteção para esses cidadãos.
Uma delas estabelece atendimento especial, dentro do Disque 100, para denúncias de violência contra os idosos. A outra dobra a punição para crimes cibernéticos praticados contra as pessoas idosas que incluem fraude, furto e estelionato realizados por meio de celulares, computadores e tablets. Ao falar da importância de projetos em favor do bem-estar dos idosos, o senador destacou a necessidade de políticas públicas mais especificas para essa parcela da população.
“Essa matéria é de suma importância para conscientizar a população e os governos sobre a atenção aos idosos e saúdo a iniciativa, mas convido os senadores para juntos buscarmos uma legislação ou política pública de estado direcionadas à valorização, à preservação e ao cuidado dessas pessoas”, disse Izalci.