Entrega de tanques – “Peixes do Cerrado”
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (15/7), o primeiro encontro dos contemplados com tanques para criação de peixes, pelo projeto “Peixes do Cerrado”.
As entregas simbólicas foram viabilizadas por emendas parlamentares do senador Izalci (PL-DF) e deputado federal Júlio César (Republicanos-DF) e contemplaram 120 famílias de diversos núcleos rurais no DF, bem como Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia, Lago Oeste e outros.
“O projeto é completo pois garante o fomento à produção, o beneficiamento e o escoamento de peixes”, resumiu o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Distrito Federal, Vitor Andrade.
O senador Izalci, grande apoiador dos produtores rurais, falou da dificuldade do setor em conseguir infraestrutura por causa da falta de regularização. Por causa de sua atuação no Congresso Nacional, a Lei de Regularização Fundiária já garante ao Governo, a concessão de títulos de regularização gratuitamente às famílias mais simples.
“Contem comigo nas próximas etapas deste projeto. Sei o que significa ser produtor rural no Brasil”, disse Izalci, que defende a implementação de políticas públicas garantindo o trabalho dos piscicultores. “Afinal, projetos dessa grandiosidade, não poderiam ficar dependendo de emendas parlamentares”.
Também participaram da solenidade, além do senador Izalci, deputado Júlio César e do superintendente Vitor: a secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (CONAF), Paola Coamim; a superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Regina Célia Gonçalves; o chefe de Assistência Técnica da Secretaria Nacional de Aquicultura, Alberto Furtado; o presidente do Instituto Vida Nova (que vai executar o projeto), Virgílio Neto; o coordenador rural do Gabinete do senador Izalci – quem articulou para que o projeto se tornasse realidade – Jader Soares, dentre outros representantes da Secretaria de Aquicultura.