Agenda em São Sebastião
Visita ao Instituto Sonho de Criança
O senador Izalci (PL-DF) foi ao instituto Sonho de Criança, que atende 60 crianças de São Sebastião, no contraturno escolar, com aulas de reforço e aulas de esportes.
No ano passado, Izalci destinou emenda parlamentar ao instituto, que viabilizou a capacitação de famílias segundo explicou Marinalva Cajado, a presidente.
“Foi quando a instituição se tornou reconhecida”, disse. O centro de informática usado pelo Instituto Sonho de Criança também foi equipado com recursos destinados por Izalci.
A instituição conta com apoio de voluntários e acolhe crianças, principalmente da escola Caic – São Sebastião, residentes em áreas mais afastadas e carentes, como Capão Cumprido e Zumbi dos Palmares.
Em visita ao Acampamento Tiradentes, São Sebastião, Izalci esteve na Cooperativa Agroecológica e Sustentável (Coopermista), onde conversou sobre regularização fundiária com 30 moradores.
O presidente da cooperativa, sr Antônio, agradeceu a visita do senador e apresentou as demandas.
“Estamos cansados dessa terra”, desabafou dona Francisca, pioneira de Brasília.
O senador garantiu que essa terra já tem direito a ser regularizada.
“Era para vocês terem a escritura da terra de vocês”, disse ele, explicando que a Lei permite e, segundo ele, o que falta é vontade do Governo.
Ao fim da reunião, Izalci se comprometeu a identificar os problemas e intimar os órgãos competentes para as devidas providências.
Na Associação da Expansão de Capão Cumprido, foram debatidos os temas regularização, infraestrutura, saúde e segurança.
O presidente da associação, Romário, expôs o sofrimento da comunidade, que reivindica a sua inclusão na Política de Ocupação Territorial (PDOT). “Nunca foi passada uma máquina nesta área”, disse ele referindo-se à falta de serviços de infraestrutura.
Além disso, os moradores sofrem com a insegurança de terem suas moradias demolidas a qualquer momento.
“O 1⁰ ato de cidadania, é a moradia”, disse Izalci lamentando que essa sensibilidade era característica exclusiva do ex-governador Roriz. “O que falta aqui no DF, é sensibilidade e também falta Governo”, disse.
Segundo o senador, desde 2017 esta área rural tem Lei que permite ser regularizada.
O que diz a Lei – área rural, mas com características de área urbana, pode ser regularizada de acordo com lei de autoria de Izalci. Ainda se for de interesse social, a escritura deve se gratuita.