Senado celebra o dia do administrador
Em sessão especial, nesta quinta-feira (16), para comemorar o Dia do Administrador, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) falou da importância do profissional da administração para a condução das empresas e destacou que, com a pandemia e as mudanças provocadas pela crise econômica, a profissão se tornou essencial no mundo dos negócios. Izalci lembrou que a globalização imprimiu ao ambiente de negócios maior competitividade, mais velocidade nas informações e uma busca por modelos de gestão mais flexíveis. Segundo observou, a nova realidade demanda profissionais preparados para administrar mudanças, uma das razões pelas quais a profissão de administrador se tornou a que mais cresce no mundo.
“O administrador é essencial aos negócios para que empresas de diversos portes sobrevivam e garantam seu futuro. Cresce a procura por profissionais que possuam a visão sistêmica, o fácil relacionamento com o público, os conhecimentos em marketing e a capacidade de prever mudanças necessárias para o desenvolvimento que o Brasil precisa neste momento”, analisou.
O senador também citou o papel dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Administração e lembrou que eles são fundamentais no desenvolvimento de ações para promover a difusão da ciência da administração, a preservação dos principais éticos morais dos profissionais da administração e a valorização da profissão.
A contadora de estórias e educadora, Nyedja Gennari, relatou a evolução da administração que surgiu por volta de 5000 A.C, se organizou a partir do século XX, com a revolução industrial e se consolidou com as teorias da administração e os cursos que foram surgindo ao longo dos anos.
Representantes dos conselhos regionais e Federal de Administração aproveitaram para falar dos desafios e as demandas do setor. O Presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, Jairo Ubiraci Baptista Salles Brandizzi, avaliou que o Brasil enfrentará muitos desafios nos próximos anos em todos os setores e destacou o papel da administração nesse cenário. O vice-presidente do Conselho Federal de Administração, Rogério Ramos de Souza, falou sobre os avanços da administração, o reconhecimento da profissão, que contribuiu para o desenvolvimento do país, e a atuação do conselho em favor das mudanças necessárias para atualização da carreira.
O Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, o Hélio Queiroz da Silva, ressaltou que a administração precisa de constante adequação, tanto em função da evolução da tecnologia, quanto das mudanças do mundo corporativo. Queiroz também alertou para o descumprimento da reserva de mercado da profissão, garantida em lei.
A Diretora de Relações Institucionais do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, Mônica Cova Gama, salientou a importância de políticas públicas de igualdade de gênero para a consolidação do espaço da mulher na formação acadêmica e para sua capacitação para o mercado de trabalho da administração.
Também participaram da sessão o Presidente da Associação Nacional de Cursos de Graduação em Administração e Diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas,FGV, Edson Kenji Kondo, o servidor da Diretoria de Administração e Finanças da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Marlon Moisés de Brito Araújo, e o especialista em Planejamento Estratégico e Governança Corporativa, Norton Ferraz Sanches.