Izalci Lucas defende rapidez para a vacinação da população escolar
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) afirmou, nesta quarta-feira (3), que é momento de dar atenção prioritária e especial para a educação. No primeiro de uma série de discursos que fará no Senado sobre o assunto, Izalci destacou que o longo período de suspensão das aulas, em razão da Pandemia, prejudicou ainda mais o ensino no país e defendeu esforço dos governos, para vacinar a população escolar e garantir o retorno rápido e seguro às salas de aulas.
“É relevante falarmos nesse tema diante da lenta vacinação contra a COVID que se verifica no nosso país e, sobretudo, em alguns Estados e no Distrito Federal. Há um grande déficit na educação básica pública. Nossas crianças e nossa juventude vão nos cobrar no futuro se nada for feito e de forma rápida”, disse.
O senador avaliou que é preciso garantir os recursos destinados pela Constituição à educação, dar maior flexibilidade para os gestores investirem os recursos, ter como foco a capacitação em tecnologia e inovação, ao mesmo tempo em que são cobrados resultados.
“As organizações internacionais definem patamares mínimos de desempenho do ensino. E o Brasil precisa chegar lá. Nosso país não atinge percentuais mínimos no desempenho da leitura, da matemática e das ciências. Precisamos promover um mutirão nacional”, afirmou.
Izalci considera que a educação infantil deve ser a prioridade. E, em busca da equidade social, os estudantes com melhores condições financeiras devem pagar taxas para estudar nas Universidades Públicas e participar de programas de prestação de contas sociais”. Ao concluir sua fala, Izalci Lucas convidou os senadores para participarem do debate sobre a educação, que pretende levar ao Plenário.